“O Mundo Assombrado pelos Demônios: a ciência vista como uma vela no escuro” é a leitura de maio do Clube do Livro de Araras, SP

Escrito pelo cientista norte-americano, Carl Sagan, livro será discutido no próximo dia 22, às 16h, pela plataforma digital Google Meet.

Com abordagens voltadas para o Ceticismo Científico, Ciência e Filosofia, “O Mundo Assombrado pelos Demônios: a ciência vista como uma vela no escuro” será a leitura deste mês de maio do Clube do Livro de Araras.

Escrito pelo cientista norte-americano, Carl Sagan, e publicado em 1995 pela editora Random House, o livro será discutido no próximo dia 22 (sábado), a partir das 16h, na plataforma digital Google Meet. Interessados em participar do bate-papo devem preencher o seguinte formulário:  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScZOr1GCWBsI45IY6GPEexggM2LMxvDsqxMluhq6ntaLyw8lQ/viewform.

“Focado na divulgação científica e no trabalho com as áreas de Astrofísica e Astronomia, Carl Sagan obteve doutorado pela Universidade de Chicago e foi docente nas universidades de Harvard e Cornell, dois centros de excelência acadêmica dos Estados Unidos. Atuou como consultor de missões do programa espacial da NASA e realizou descobertas científicas importantes no campo da astronomia”, explicou Gustavo Grandini Bastos, bibliotecário municipal.

Sinopse de “O Mundo Assombrado pelos Demônios”

Assombrado com as explicações pseudocientíficas e místicas que ocupam cada vez mais os espaços dos meios de comunicação, Carl Sagan reafirma o poder positivo e benéfico da ciência e da tecnologia para iluminar os dias de hoje e recuperar os valores da racionalidade. Como todos os livros do autor, “O mundo assombrado pelos demônios” está cheio de informações surpreendentes, transmitidas com humor e graça. Seus ataques, muitas vezes divertidos à falsa ciência, às concepções excêntricas e aos irracionalismos do momento são acompanhados por lembranças da infância, quando seus pais o colocaram em contato pela primeira vez com os dois modelos de pensamento fundamentais para o método científico: o ceticismo e a admiração.

 

Um pouco de Carl Sagan

Judeu, Carl Edward Sagan (1934-1996), além dos renomados livros científicos e inúmeros prêmios de destaque, entre eles o Pulitzer de Não Ficção Geral, com a obra “Os dragões do Éden”, em 1978, foi considerado um dos principais astrônomos do século XX.

“A contribuição de Sagan para a Ciência é singular. Além de suas publicações fantásticas, ele apresentou e produziu a consagrada série “Cosmos” nos anos 80, exibida em muitos países, inclusive no Brasil. Carl também contribuiu para aspectos técnicos na elaboração do famoso filme “2001, uma Odisseia no Espaço”, do cineasta Stanley Kubrick. E também, foi defensor da Ciência, dos métodos científicos e do Ceticismo, bem como da compreensão de como é sempre importante estabelecermos questionamentos e duvidarmos”, acrescentou Bastos.

 

Sobre o Clube do Livro

O Clube do Livro de Araras é uma inciativa independente que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A iniciativa começou em 2019 com os ararenses apaixonados por literatura Danton Favaretto e Isabella Spatti. As reuniões na Biblioteca Municipal Martinico Prado começaram no mês de dezembro do mesmo ano.

Em decorrência da pandemia da Covid-19 (Sars-CoV-2), os encontros do Clube passaram a acontecer de modo virtual. Outras informações sobre o Clube do Livro podem ser obtidas pelo telefone 3551-1534 (Biblioteca).

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT