O que as empresas estão analisando antes de oferecer benefícios para os seus colaboradores?

Saiba como montar um plano de benefícios interesse para os colaboradores da empresa.

A gestão de benefícios é muito importante para qualquer empresa no mercado atual. Os benefícios corporativos são essenciais para uma estratégia de atração e retenção de talentos eficiente. As empresas precisam estudar o seu quadro de funcionários para oferecer benefícios que atendam as necessidades dos colaboradores.

Benefícios como plano instituído, ginástica laboral, vale cultura, descontos em parceiros happy hour, day off e muitos outros são essenciais para potencializar a produtividade e o engajamento dos funcionários. Aqui, vamos mostrar como as empresas podem fazer uma análise eficiente de seus benefícios para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores.

Por que os benefícios corporativos são importantes para as empresas?

A competição do mercado trouxe a necessidade de reforçar a imagem das empresas como boas marcas empregadoras. O objetivo dos benefícios corporativos é atrair e reter talentos. Com um plano de benefícios bem elaborado, é possível aumentar a produtividade e o engajamento dos colaboradores, reduzir as taxas de turnover, presenteísmo e absenteísmo.

Uma pesquisa da Catho, um dos principais portais de recrutamento do país, mostra que mais de 40% dos profissionais empregados valorizam um bom pacote e benefícios. Entre os benefícios corporativos mais comuns estão o vale transporte, o vale refeição, a assistência médica e a participação nos lucros, fora os benefícios obrigatórios como 13° salário, férias e FGTS.

Como as empresas fazem a gestão dos benefícios corporativos de seus funcionários?

O setor de RH (recursos humanos) é o responsável pela análise e montagem do plano de benefícios corporativos da empresa. Para isso, é importante fazer uma boa análise de necessidade e desempenho dos colaboradores para definir os benefícios que serão incluídos e possibilidades de personalização.

Confira abaixo como o RH realiza o planejamento de benefícios corporativos da empresa:

É preciso considerar os novos perfis de colaboradores

Os profissionais das novas gerações são bem mais exigentes e valorizam bastante um bom plano de benefícios. Com isso, a empresa precisa conhecer o perfil de seus colaboradores. Antes de buscar atrair consumidores externos, é importante agradar o seu público interno.

Dessa maneira, estude e conheça seus funcionários para entender o que eles precisam e almejam dentro da empresa. Atualmente, muitos profissionais valorizam empresas que vão além do “normal”, oferecendo benefícios flexíveis e modernos. Isso será essencial para começar a pensar em benefícios que atraiam os profissionais para o negócio.

Analise as necessidades dos colaboradores

A gestão de benefícios deve considerar que as pessoas são diferentes, então nem sempre os benefícios que são oferecidos a um funcionário fazem sentido para o outro. Assim, é importante ter um leque de benefícios robusto e oferecer a possibilidade de personalização para os colaboradores.

Dessa forma, você avalia as principais necessidades e formule benefícios que tragam mais qualidade de vida e que ajudem os colaboradores a conquistarem seus objetivos.

Recompense os funcionários com base no desempenho

Uma das maneiras de otimizar o plano de benefícios para a empresa é apostar em recompensas com base no desempenho dos colaboradores. Uma gestão de benefícios eficiente busca incentivar os profissionais a desempenharem um trabalho de excelência.

Muitas empresas oferecem recompensas como viagens, descontos exclusivos em parcerias comerciais e educacionais e bonificações em dinheiro. Assim, os profissionais se sentem valorizados e a empresa otimiza os seus resultados com o aumento da produtividade do negócio.

Defina regras claras

Todo plano de benefícios corporativos deve ser norteado por regras, que eliminem as dúvidas sobre a política de benefícios oferecida pela empresa. A partir disso, o RH deve repassar as informações para os colaboradores de forma clara para facilitar a aceitação e a personalização dos benefícios que a empresa oferece.

Considere o custo-benefício

Os benefícios corporativos trazem diversos benefícios para a empresa, mas por outro lado também trazem custos. Então, é importante considerar o custo-benefício do plano de benefícios da empresa. Afinal, os benefícios são investimentos e devem caber no bolso da empresa para dar certo.

Quais são as principais vantagens de ter um bom plano de benefícios corporativos?

O principal objetivo dos benefícios corporativos é motivar os colaboradores no dia a dia de trabalho. A intenção é melhorar o ambiente de trabalho e trazer mais qualidade de vida para os funcionários.

Confira abaixo quais são as principais vantagens dos benefícios corporativos:

Mais produtividade

Os gastos da empresa com benefícios trazem um retorno em resultados por conta do aumento da produtividade dos colaboradores. Profissionais valorizados tendem a trabalhar com mais eficiência e com mais qualidade.

Atração e retenção de talentos

Um bom pacote de benefícios é essencial para atrair e reter talentos. Isso fortalece a imagem da empresa como boa marca empregadora e dessa forma, fica muito mais fácil atrair e manter os melhores profissionais do mercado no quadro de funcionários da empresa.

Melhora do clima organizacional

Um dos principais motivos de um clima organizacional ruim é a insatisfação dos colaboradores com a empresa. Então, o pacote de benefícios corporativos tende a trabalhar com mais motivação e engajamento e isto melhora o clima organizacional do negócio.

Os benefícios corporativos são fundamentais para que a empresa cresça no mercado atual. Independente de segmento e porte, oferecer benefícios são investimentos que geram retornos reais e trazem estabilidade para negócios de todos os tipos.

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