O que as pessoas estão levando em consideração na hora de trocar de emprego?

Trocar de emprego é um momento importante e que deve ser pensado com cuidado na vida profissional.

Ter um bom salário e pacote de benefícios é essencial, mas esses não são apenas os fatores que fazem um profissional ficar em seu emprego. A decisão de mudar de trabalho não é nada fácil, mas mesmo que a proposta seja atraente financeiramente, diversos são os fatores que devem ser considerados nessa troca.

Você sabe o que os profissionais levam em conta nesse momento de mudar de empresa? Reunimos alguns motivos importantes que levam as pessoas às trocas de organização nessa hora de decisão, confira!

Insatisfação profissional

Mudar de emprego é uma decisão que envolve motivos diferentes, entre os principais está a insatisfação. Não sentir vontade de ir trabalhar um dia ou outro pode ser algo comum, mas, quando isso acontece com frequência trata-se de um sinal de que algo não está indo bem.

Isso pode ocorrer pela falta de crescimento na empresa, pela ausência de metas e objetivos e pela estagnação no ambiente de trabalho.

O salário nem sempre é o elemento mais importante dentro do trabalho e se o colaborador não se vê crescendo dentro da empresa, a insatisfação profissional passa a crescer a cada momento.

Desvalorização do profissional

A ausência de valorização também leva à decisão de mudar de emprego. Se o profissional dá o melhor de si, entrega sempre resultados excelentes e faz o seu trabalho com a máxima qualidade, mas não obtém nenhum reconhecimento por isso, nem ao menos um feedback positivo, grande passa a ser sua frustração dentro do negócio.

Não saber sobre seu desempenho faz com que o profissional não saiba para onde ir e inicie seu período de desmotivação dentro do ambiente de trabalho.

Relações profissionais tóxicas

Existem situações em que o profissional está satisfeito com a instituição onde trabalha e com seu próprio trabalho, mas encontra dificuldades nas relações com chefes ou colegas de trabalho.

Não ter boas relações dentro do trabalho é um grande problema para o dia a dia e isso é um forte motivo para que os profissionais busquem novos postos para se sentirem mais parte do ambiente.

Falta de integração à cultura organizacional

Além do problema com as pessoas, muitos profissionais também querem mudar de emprego por não se sentirem integrados à cultura organizacional. Quando não há identificação com os valores, visões e missões da empresa, executar as suas funções com motivação parece se tornar uma tarefa difícil.

Incertezas quanto ao futuro da empresa

Algumas vezes, ao chegarmos à empresa que sempre visamos, nos damos conta de problemas imperceptíveis para quem está de fora e que podem colocar em risco as suas possibilidades de desenvolvimento profissional.

A empresa pode, por exemplo, estar passando por problemas estruturais, administrativos, processuais e outros que atrapalhem o trabalho e se o profissional não sabe para onde ir dentro dela, isso pode ser um motivo para a vontade de saída.

Insatisfação com o salário

É claro que o salário não é o único motivador para a saída do trabalho, mas essa é certamente uma das fontes de descontentamento entre profissionais e empresas. Se as tarefas vão além do salário recebido e se isso é aliado a todos os outros pontos já mencionados, novas oportunidades passam a ser cada vez mais atrativas.

Quais são os principais cuidados para uma mudança de emprego?

Se a decisão foi tomada e mudar de emprego é o próximo passo para sua carreira, é importante ter planejamento e olhar para diversos pontos nessa nova busca, como:

Pesquise sobre o mercado

Antes de concretizar a mudança de emprego, saiba como está a situação econômica do país e pesquise sobre o mercado. Procure saber como estão as perspectivas de crescimento para sua área de atuação nos próximos anos, o que é preciso fazer para se destacar entre os demais profissionais do ramo e quais empresas podem ser seu futuro foco.

Invista em conhecimento

Não é segredo algum que as organizações andam mais exigentes com relação aos colaboradores que contratam. Elas querem levar para seus times aqueles profissionais que estão sempre em busca de aprendizado e atualização. Nesse sentido, antes de mudar de emprego, considere aperfeiçoar seus conhecimentos e desenvolver habilidades em um curso de especialização.

Amplie contatos

Mudar de emprego é um processo menos complicado quando se pratica o networking. Contando com uma rede sólida de contatos profissionais, que estarão a par de suas experiências e habilidades, você tem mais chances de ser lembrado por essas conexões sempre que surgirem oportunidades alinhadas ao seu perfil. Isso não só facilita o seu contato com as organizações, como permite que a recolocação no mercado seja mais rápida.

Como você está em sua posição? Já pensou em mudar de trabalho? Aproveite que agora sabe diversos pontos sobre a mudança profissional e fique atento ao mercado!

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP