Óculos de Sol no Inverno: Proteção Continua Sendo Importante Durante Épocas Frias

O problema é que os raios ultravioletas não são vistos a olho nu e atravessam as nuvens sem nenhuma dificuldade.

Não são poucas as pessoas que vinculam os óculos de sol à praia e ao verão, mas a verdade é que o verdadeiro motivo para o uso desse acessório, nada tem a ver com o calor.

Os óculos de sol são acessórios que visam proteger os olhos dos danos que podem ser causados pelo contato com os raios ultravioletas, também conhecidos como raios UVA e UVB.

Como no verão a incidência desses raios é mais direta, os dias são mais claros e as pessoas costumam passear e andar em locais mais abertos, é natural que sintam a necessidade de usar os óculos de sol, não apenas pela questão da proteção, mas também pelo conforto visual.

Porém, nas estações mais frias, quando há mais nuvens no céu e as pessoas tentam ficar em ambientes mais fechados, é mais comum que as pessoas se esqueçam de levar os óculos quando vão sair e acabam abrindo mão da proteção.

O problema é que os raios ultravioletas não são vistos a olho nu e atravessam as nuvens sem nenhuma dificuldade. Isso significa que por mais frio e nublado que o dia esteja, esses raios estão chegando até os olhos de quem não está os protegendo.

A princípio, não é possível notar os danos que a incidência desses raios causa sobre a visão e sobre a pele ao redor dos olhos, mas com o passar dos anos, tanto a visão quanto o olhar começam a demonstrar os efeitos causados, tanto pelo sol, quanto pelos raios ultravioletas.

Para quebrar de vez qualquer mito sobre a desnecessidade de usar óculos de sol no inverno, vale o uso de uma informação científica: a neve é capaz de refletir até 80% dos raios solares, enquanto a areia da praia não reflete mais do que 15%.

Pode parecer estranho se imaginar de óculos de sol na neve, principalmente porque esse tipo de cenário não é frequente no Brasil e ocorre em pouquíssimas cidades do País, mas para quem vive em países onde o inverno é rigoroso e duradouro, essa informação não é novidade e não é negligenciada, principalmente pelos mais responsáveis.

A cultura e esse entendimento de que os óculos de sol não são apenas acessórios fashion (embora se destaquem, com razão, sobre esse tema), ainda está chegando ao Brasil e sendo incentivada, principalmente, pelos oftalmologistas que realizam exames e geram as receitas para pessoas que precisam de óculos de grau.

A conscientização sobre o cuidado com a saúde ocular ainda está em fase de amadurecimento e ganhando espaço aos poucos no treinamento de equipes de diversas clínicas oftalmológicas.

Há instituições e óticas, no entanto, que já tem como procedimento padrão, explicar para seus clientes sobre a importância da escolha de óculos de sol de qualidade, que não tenham apenas função estética, mas que proporcionem proteção e conforto para os olhos.

Aos poucos, vendedores e líderes da equipe de uma ótica em Jardim Pereira do Amparo – SP começam a quebrar o paradigma que aponta que toda e qualquer venda visa apenas o objetivo do capital e conseguem fazer com que os clientes entendam que é interesse comum que haja a melhoria do bem estar e da saúde dos olhos de toda a população.

O que você achou deste conteúdo?

Se esse tema interessou para você, compartilhe e leve a informação adiante. Ela pode ser útil para mais gente!

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT