‘Onça-parda na Rua do Porto’: vídeo que flagrou felino repercute entre moradores de Piracicaba, SP

Flagrante de onça-parda em Piracicaba (SP) — Foto: Rondielli Barboza de Souza
Anúncio
Clique na imagem. Link direto para Whatsapp


Animal apareceu durante a madrugada desta segunda-feira em ponto turístico da cidade. Segundo bióloga, onça poderia estar em busca de alimento.

“Uma onça-parda na Rua do Porto”. Essa frase foi repetida 12 vezes pelo metalúrgico Rondielli Barboza de Souza durante o vídeo que flagrou um felino percorrendo o ponto turístico de Piracicaba (SP) na madrugada desta segunda-feira (7). Segundo a bióloga do Zoológico Municipal, Paula Matias, a onça poderia estar em busca de alimento ou abrigo.

Moradores de Piracicaba e pessoas que passavam pela cidade repercutiram a “visita” do felino durante a madrugada. “Queria comer um peixe aqui na Rua do Porto, só pode”, brincou um trabalhador na rua, famosa pelos restaurantes que servem pratos com peixes.

“Estou fora daqui há cinco anos e quando eu volto vejo stories do cara falando 12 vezes ‘olha a onça, olha a onça’. Foi só engraçado mesmo”, comenta outro rapaz.

“Na verdade ela não vai aparecer com movimento, acredito. Mas eu só vou tirar uma foto e estou indo embora”, disse a professora Mara de Oliveira, que não mora na cidade.

“[Queria] Um peixe, carne, ‘né’? Vai saber… Não sendo a minha”, brincou a comerciante Selma Lemos.

Flagrante de onça-parda em Piracicaba (SP) — Foto: Rondielli Barboza de Souza

‘Susto’

O autor do vídeo também repercutiu o flagrante. O metalúrgico conta que se assustou com a presença do animal na rua.

“Levei um susto na hora, nunca imaginei [que veria uma onça]. Mas na hora deu pra perceber que era um felino, era muito grande. Mas foi uma surpresa total”.

“Ela surgiu do nada na frente do meu carro, eu percebi que ela ficou muito assustada e tentou pular do lado esquerdo, mas ela bateu na grade. Eu fui seguindo com o carro, ela tentou fugir e eu gravei”, explica Souza.

Metalúrgico Rondielli Barboza de Souza passava pela Rua do Porto quando se deparou com a onça-parda — Foto: Reprodução/EPTV

Invasão de habitat, explica bióloga

Segundo a bióloga do zoológico, a expansão da área urbana faz com que os humanos ocupem mais os espaços em que vivem as onças pardas. Por consequência, os felinos buscam alimentos e abrigos em áreas ocupadas pelo homem.

“Provavelmente essa onça veio em busca de alimento, ou de uma segurança de um abrigo, ou está só de passagem procurando alguma coisa mesmo”, bióloga Paula Matias.