Operação do Gaeco contra facção criminosa de Rio Claro (SP) apreende carros de luxo e armas

Segundo as investigações, a organização criminosa se formou em Rio Claro e se vangloriava de ser oposição a outra, o que originou uma “verdadeira guerra entre criminosos no município”.

Uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público, apreendeu carros de luxo e armas no cumprimento de mandados de busca e apreensão em Rio Claro, Americana e Santa Bárbara D’Oeste, nesta terça-feira (19). O MP não informou se alguém foi preso.

Batizada de Rala Nota, a ação foi decorrente da Operação Oposição, realizada em maio de 2023 em Rio Claro, quando cinco suspeitos foram presos e as autoridades desmantelaram uma organização criminosa voltada à prática de vários crimes e associada para o tráfico de drogas.

Segundo as investigações, a organização criminosa se formou em Rio Claro e se vangloriava de ser oposição a outra, o que originou uma “verdadeira guerra entre criminosos no município”.

O suspeito de ser o líder da organização, conhecido por Mané ou Magrelo, fugiu por um buraco em uma mansão em Ipeúna, durante a operação realizada em 2023. O MP não informou se ele continua foragido.

Mas, após a quebra dos sigilos bancário e fiscal dele e de suas empresas, foi apurado que havia intensa movimentação financeira com um homem conhecido como Ralado, morador de Americana e administrador de várias pessoas jurídicas.

Transferências feitas entre as pessoas físicas e as empresas de ambos chegaram ao montante de R$ 33.888.720,58. Esse valor foi usado como base para a determinação de sequestro de bens para a garantia do juízo.

Como resultado das buscas desta terça, a Polícia Federal apreendeu uma RAM/Rampage R/T, uma BMW/X4 e um AUDI/A3, duas armas de fogo, além de máquinas e cartões bancários, documentos de empresas, anotações, computadores e celulares. Os locais das apreensões não foram informados.

A operação contou com o apoio da Polícia Federal de Piracicaba e do 10º BAEP. Participaram dos trabalhos três promotores de Justiça, dez policiais federais e 28 policiais militares.

Artigos Relacionados

Mulher é encontrada morta em área de mata no Bosque Ararinha em Araras, SP

A área foi isolada para apuração dos fatos e coleta de evidências. Até o momento,...

Homem é preso por violência doméstica em Araras, SP

Crime foi presenciado por crianças.Na noite deste sábado (10), a Polícia Militar de Araras (SP)...

Ronda Comércio da Guarda Civil Municipal apreende casal de adolescentes por furto em lojas no Centro de Araras, SP

Os guardas civis municipais, subinspetor Hencklein, classe distinta Marcelo e 1ª classe Wendell, foi acionada...

Últimas Notícias