Orquestra Carlos Gomes realiza Homenagem ao Centenário do falecimento Dr. Luiz Narciso Gomes no Teatro Estadual de Araras, SP

O evento promete emocionar o público com um repertório musical diversificado, composto por obras que abrangem diferentes épocas e estilos.

No próximo dia 27 de agosto de 2023, a cidade de Araras (SP), se prepara para uma comemoração emocionante em memória ao Centenário do falecimento do Dr. Luiz Narciso Gomes.

O Teatro Estadual “Maestro Francisco Paulo Russo” será palco de um espetáculo grandioso, o “Concerto Sinfônico de Homenagem”, apresentado pela renomada Orquestra Sinfônica Carlos Gomes.

Programa: O evento promete emocionar o público com um repertório musical diversificado, composto por obras que abrangem diferentes épocas e estilos. Entre os compositores em destaque estão Lully, Beethoven, Bizet, M. Ippolitov Ivanov e Denza, proporcionando uma jornada musical única que captura a essência e a evolução da música clássica.

Duração e Classificação: O concerto tem classificação live e terá uma duração de 90 minutos. Ingressos: https://bileto.sympla.com.br.

Sobre Dr. Luiz Narciso Gomes

Dr. Luiz Narciso Gomes nasceu em 1.857, na Bahia. Estabeleceu-se ainda jovem em Araras-SP. Casado com a filha de italianos, D. Carolina, com ela teve 13 filhos. Como médico, não fazia distinção entre ricos e pobres, com estes praticando a caridade, merecendo a denominação de “Pai da Pobreza”. No atendimento, não tinha dia, noite e hora.

Dr. Luiz Narciso Gomes teve a iniciativa de propor a fundação da Santa Casa de Misericórdia, rejeitando a ideia de que lhe fosse dado o nome ao Hospital, sugerindo que fosse denominado de Hospital São Luiz, o que foi feito.

Dedicou-se muito à colônia italiana, que, em reconhecimento, lhe fez a doação da residência em que morava, até então alugada. Pouco tempo teve para frequentar a sociedade de Araras, não obstante muitas vezes fosse convidado para assistir ao teatro, saraus artísticos, casamento, reuniões familiares.

Nas poucas vezes que pode ir, chegou a abandonar o recinto para atendimento dos enfermos.

Aos 50 anos, Dr. Narciso Gomes ingressou no PRP (Partido Republicano Paulista). A carreira de político começou a ganhar força quando foi eleito vereador em 1910. Alguns meses depois, ocupou o cargo de vice-presidente da Câmara Municipal, e em 1912, ocupou o cargo de presidente da casa. Reeleito em 1915, ficou como presidente da Câmara por 15 anos.

Em 1919, foi eleito deputado estadual ocupando o posto na Assembleia por dois anos. Em 1922, atingiu o cargo máximo no governo do município, o de prefeito de Araras. Faleceu no dia 24 de agosto de 1923, aos 65 anos de idade, vítima de uma gripe pneumônica que contraiu de um paciente. O último parente vivo da família Gomes, a filha Leila, faleceu aos 92 anos, em fevereiro de 1999.

Artigos Relacionados

Boletim Epidemiológico aponta 30 pessoas em isolamento domiciliar, 6 internadas na enfermaria Covid e 1 na UTI em Araras, SP

A população é incentivada a buscar a imunização conforme as diretrizes do programa de vacinação...

Vereador Dr. Apolari Propõe a Construção de Parklets Públicos para Valorizar o Comércio e Promover Espaços de Lazer em Araras, SP

Parklets são áreas contínuas às calçadas, onde são construídas estruturas a fim de criar espaços...

TEMPERANDO OS FATOS: Empresário Irineu Norival Marreto fala em “surpresas” ao analisar o cenário político de Araras, SP

O empresário destacou a presença de novos nomes que, pela primeira vez, ingressarão na política...

Últimas Notícias