Outubro Rosa busca conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama em Araras, SP

Closeup of pink badge ribbon on woman chest to support breast cancer cause. Healthcare, medicine and breast cancer awareness concept. (Closeup of pink badge ribbon on woman chest to support breast cancer cause. Healthcare, medicine and breast cancer a

Secretaria Municipal da Saúde preparou diversas ações para alertar a população sobre o tema.

A Secretaria Municipal da Saúde de Araras (SP) realiza uma série de eventos com objetivo de alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

O câncer de mama é um problema de saúde pública mundial, sendo a segunda principal causa de morte em mulheres por câncer no mundo. No Brasil, esse tipo de câncer é o que mais mata.

Em Araras, temos hoje, explicações em salas de espera, intensificação na orientação das pacientes durante acolhimento e consultas e aumento de exames de mamografia.  “Para nós da saúde o diagnóstico precoce é uma das estratégias de tratamento bem-sucedido”, afirmou a enfermeira Erika Alves de Freitas do NAES – Núcleo de Apoio em Educação e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

Veja a programação do Outubro Rosa:

– Abertura Oficial do Outubro Rosa LIVE – 30/09/2021 às 12h na Casa da Memória (LIVE) com Secretário Municipal de Saúde Dr. Agnaldo Piscopo e da ginecologista e obstetra Dra. Rita Piscopo;

– Intensificação na Coleta de Citopatólico de Colo Uterino, exame clínico das mamas e solicitação de mamografia nas unidades de saúde do município;

– Orientações em sala de espera e durante atendimento nas unidades de saúde – apoio ALARA e Liga FHO – Fundação Hermínio Ometto;

– Implantação oficial do TeleMama;

– Palestra LIVE sobre Câncer de Mama e de Colo de Útero na Câmara Municipal de Araras – 07/10/2021 às 19h30 – Palestrante Dra. Rita Piscopo.

Sobre o câncer de mama

Dentre os sintomas, podemos destacar a presença de nódulos e alterações na pele que recobre as mamas. Esse tipo de câncer apresenta alguns fatores de risco, como idade avançada, história familiar e hábitos de vida. O diagnóstico é realizado por meio de exames de ultrassom, mamografia e biópsia.

O tratamento pode ser realizado por intermédio de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e cirurgia — o médico avalia o melhor tratamento para cada caso. O diagnóstico precoce é muito importante para o sucesso do tratamento. O câncer de mama apresenta alguns fatores de risco associados, assim alguns cuidados podem ajudar na sua prevenção, como uma alimentação saudável, manutenção do peso corporal adequado, a prática de atividades físicas, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, entre outros.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT