Outubro Rosa: postos de saúde funcionam em horário especial na cidade de Araras, SP

Anúncio
Clique na imagem. Link direto para Whatsapp


Ação, que visa intensificar o atendimento às mulheres e a realização de exames de papanicolau e mama, acontece até o dia 29 de outubro.

Para intensificar o atendimento às mulheres e a realização de exames de papanicolau e de mama, ESF Francisco Nicolla Cascelli, Centro de Saúde da Mulher, PAM Eva Costa Cruz, UBS José Fiori, PAM Antônio Carlos Fabrício e ESF Vital Pacífico Homem funcionam em horário estendido nos dias 10, 15, 17, 22, 24 e 29 de outubro, até as 20h.

A Campanha Outubro Rosa, da qual a ação faz parte, conta com vasta programação, que inclui a intensificação de exames de mama e papanicolau, caminhada e palestras, com o objetivo de aumentar o atendimento às mulheres, além de divulgar informações relativas à doença. De acordo com o Ministério da Saúde, essa é a segunda maior causa de morte entre o público feminino no país.

As ações são realizadas por meio de parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal, envolvendo equipes das Secretarias Municipais da Saúde e de Esportes, com apoio da Alara (Associação Laço Rosa de Araras), Etec Prefeito Alberto Feres e Fundação Hermínio Ometto.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização destinada à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento surgiu em 1990, na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama, e estimula a participação da população, empresas e entidades.

“Queremos incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero, o que contribuirá para um melhor resultado no tratamento das doenças. Por isso, investimos em ações que, além de trazer informações, efetivamente aumentam a realização desses exames, oferecendo, por exemplo, horário de funcionamento estendido nos postos”, explicou Rosemeire Perinotto, coordenadora de enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde.

Plantão na Praça Barão

A equipe da Fundação Hermínio Ometto realizará plantões na Praça Barão de Araras, no dia 26 de outubro, encaminhando mulheres para realização de exames de mama e papanicolau no Centro de Saúde da Mulher. O setor funciona das 8h às 17h, na Rua dos Antúrios, s/n, Jardim Sobradinho.

Confira a programação completa do Outubro Rosa

Dias 10, 15, 17, 22, 24 e 29, das 16h às 20h

Unidades com horário estendido: ESF Francisco Nicolla Cascelli (Rua Melânia Baraldi Maróstica, 550, Parque das Árvores), Centro de Saúde da Mulher (Rua dos Antúrios, S/N, Jardim Sobradinho), PAM Eva Costa Cruz (Rua Presidente Café Filho, 209, Narciso Gomes), UBS José Fiori (Rua Ana da Silva, s/n, Vila Madalena de Canossa), PAM Antônio Carlos Fabrício (Rua do Carpinteiro, s/n, José Ometto 1) e ESF Vital Pacífico Homem (Avenida Irineu Carrocci, 1469, José Ometto 4)

Dia 26, das 8h às 17h

Exames de Mama e Papanicolau, no Centro de Saúde da Mulher

Equipe da Secretaria da Saúde e da Fundação Hermínio Ometto estarão na Praça Barão de Araras realizando encaminhamento de mulheres para o Centro de Saúde da Mulher, onde os exames são realizados.

Dia 27, às 8h

2ª Caminhada Alara

Concentração na Casa da Cultura Emílio Silvestre Wolf

Dia 31/10, às 19h, na Câmara Municipal de Araras

Encerramento da Campanha Outubro Rosa

Apresentação do Coral Alara, palestra Câncer de Mama e Colo de Útero no Município de Araras, com a enfermeira Rosemeire Perinotto (coordenadora de enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde) e palestra Outubro Rosa: Resultado da Campanha em Araras, com Erika Kelly Alves de Freitas (enfermeira do Núcleo de Apoio e Educação em Saúde).