Peças de máquinas caça-níqueis viram computadores para alunos no estudo à distância

Peças de máquinas caça-níqueis são transformadas em computadores para alunos estudarem a distância. — Foto: Paulo Chiari/EPTV

Por G1 São Carlos e Araraquara

Com peças retiradas de máquinas caça-níqueis apreendidas pela polícia, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Pirassununga (SP) está montando computadores para alunos que estão sem acesso à educação online.

clique na imagem e saiba mais

A escola tem capacidade para fazer mais de 50 equipamentos, mas, até o momento, só conseguiu produzir seis deles, com o lixo eletrônico que era usado nas aulas.

Para construir um único “computador sucata”, a instituição tem um custo médio de R$ 130 a R$ 200.

Componentes doados

De acordo com o diretor da Etec, Luiz Arthur Malta Pereira, o valor poderia ser menor se a população doasse outros itens, como pendrive, placa de rede sem fio, mouse, teclado e caixa de som, já que eles possuem as peças mais caras por causa das máquinas caça-níqueis.

“Vai depender da nossa capacidade de receber essas peças para produção. Cada peça que a gente recebe, é um custo a menos para o computador”, explica o diretor.
Peças de máquinas caça-níqueis são transformadas em computadores para alunos estudarem a distância. — Foto: Paulo Chiari/EPTV

Os componentes eletrônicos são instalados na mesma caixa de madeira em que o monitor é fixado para facilitar o transporte do equipamento, que já é configurado para que o aluno consiga estudar em casa sem dificuldades.

Aulas online

A estudante do curso de informática e internet Liliane Ribeiro de Souza foi a primeira a receber um computador sucata da instituição. Ela estava enfrentando dificuldades para acompanhar as aulas online desde que a pandemia de coronavírus começou.

“Às vezes eu pegava o notebook da minha avó emprestado, entrava e fazia as aulas, ou, então, no celular da minha mãe, mas sempre entregava atrasado”, disse a aluna.

Agora, ela pode colocar a matéria em dia, assim como os outros cinco estudante que vão receber os equipamentos nesta quinta-feira (4).