quarta-feira, outubro 21, 2020

Início Araras Pedro Eliseu Sobrinho solicita ao deputado Marquezelli recursos para construção de aterro...

Pedro Eliseu Sobrinho solicita ao deputado Marquezelli recursos para construção de aterro sanitário

Programa Voz do Brasil divulgou que o Ministério do Meio Ambiente iniciaria o fornecimento de recursos para elaboração dos respectivos projetos e recursos necessários para as obras

O presidente da Câmara Municipal de Araras, o vereador Pedro Eliseu Sobrinho (DEM), encaminhou ofício ao deputado federal Nelson Marquezelli (PTB) solicitando recursos financeiros federais junto ao Ministério do Meio Ambiente para a construção de aterro sanitário de resíduos sólidos em Araras (SP).

Para o parlamentar, a construção de um novo aterro sanitário para o tratamento e destinação final de resíduos sólidos é um dos maiores desafios do município de Araras, “que sempre foi pioneiro quanto aos seus equipamentos públicos comunitários. Até alguns anos atrás, a cidade contava com um dos primeiros aterros sanitários do País, dotado de usina de reciclagem de lixo doméstico e de forno incinerador de lixo médico-hospitalar”, disse.  Eliseu Sobrinho ressaltou que “infelizmente, tudo se perdeu pela incorreta utilização de sua área destinada à acomodação dos resíduos no aterro, bem como em razão do sucateamento de seus equipamentos de reciclagem e incineração, por falta de devida manutenção”.

clique na imagem e saiba mais

O presidente do Legislativo de Araras explica que, “em razão da interdição decretada pela Cetesb-SP (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), por conta de um grande lixão a céu aberto em que se transformou o aterro sanitário, a Prefeitura Municipal vem anualmente despendendo altas somas de recursos financeiros para transportar e depositar todo o lixo domiciliar em aterro particular, situado na cidade de Paulínia, inclusive destinando os resíduos médico-hospitalares a forno incinerador de terceiros, localizado em outro município”. E frisou: “Esta é uma situação que não pode mais perdurar, em respeito ao meio ambiente. Inclusive Araras tem sido motivo de ações objetivando a sua recuperação e preservação. E para esse cuidado com o meio ambiente, passa necessariamente pelo tratamento e destinação final de seus resíduos sólidos”, destaca o vereador.

Em recente divulgação no programa Voz do Brasil, o Ministério do Meio Ambiente, visando dar cumprimento à legislação que impõe aos municípios a obrigação de construírem seus aterros sanitários, iniciaria o fornecimento de recursos para elaboração dos respectivos projetos e, naturalmente, dos recursos necessários para as obras de construção, por meio de seus próprios recursos ou outro Ministério. “Em razão desta informação divulgada no Programa Voz do Brasil, que inclusive eu ouvi, acredito que seja possível o deputado Nelson Marquezelli interceder junto ao governo federal e conseguir os recursos para a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto, que há anos está degradada por falta de manutenção periódica”, argumenta.

Natural de Pirassununga/SP, Nelson Marquezelli tem se mostrado um deputado atuante e preocupado com as necessidades de Araras. Recentemente recebeu em Brasília os vereadores de seu partido, o PTB, José Roberto Apolari e Regina Noêmia Geromel Corrochel, que apresentaram algumas demandas para a cidade. O parlamentar federal sempre teve uma votação expressiva em Araras e, por isso, há a expectativa da vinda do recurso para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto do município. “Sou testemunha dos intensos trabalhos desenvolvidos pelo deputado em favor do nosso município. Inclusive, quando fui prefeito, conseguimos pelas mãos do nobre deputado o Caic (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente), instalado no Parque Tiradentes, obra educacional de grande importância, além de tantos outros recursos que contribuíram para o desenvolvimento de Araras”, finalizou Pedro Eliseu Sobrinho.

Fonte: Grupo Opinião