Pescador registra despejo de esgoto não tratado no Rio Mogi Guaçu em Araras, SP

Em julho de 2.020, o Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema), iniciou a operação na estação alternativa para tratamento do esgoto.

Um vídeo que circula nas redes sociais gravado por um pescador, morador no bairro Cascata (região do Bar do Cris), mostra que o problema da poluição no Rio Mogi Guaçu, em Araras (SP), continua e é agravado no período de estiagem, quando o volume d’água diminui e a concentração de poluentes aumenta no local, problema que existe há anos. Assista abaixo:

Estação de Tratamento de Esgoto

Em julho de 2.020, o Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (Saema), iniciou a operação na estação alternativa para tratamento hoje de 50% do esgoto. Porém, de acordo com um comunicado divulgado na quinta-feira (19), sobre a questão do mau cheiro na Estação de Tratamento de Esgoto, foi informado que o tratamento feito neste momento utiliza o método alternativo com bactérias mais ativas. Este método necessita de ajustes constantes e isso vem sendo feito diariamente.

Estação definitiva

Ainda de acordo com o comunicado, as obras de projeto da estação definitiva de tratamento estão em andamento, mas foram prejudicadas por conta do atraso no envio de recursos do Governo Federal em decorrência da pandemia da Covid-19. O Saema está em busca de viabilizar financeiramente a conclusão das obras da ETE o mais breve possível.

Manifestação

No dia 28 de agosto, sábado, está sendo organizada uma grande manifestação para salvar o Rio Mogi Guaçu, a partir das 14h, ás margens do rio na ponte do Ibicatú, na cidade de Leme (SP). 
 
De acordo com os organizadores, essa manifestação será muito importante para cobrar atitudes do Ministério Público e fazer cumprir as Leis Ambientais do nosso País. O uso de máscaras é indispensável por conta da pandemia. “Contamos com a presença de todos, é também convidamos para se unirem nesse evento: Canoeiros, Jipeiros, Caiaqueiros, Gaioleiros, Clube de motos e toda população em geral”, disse um dos organizadores.
CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT