Pesquisa mostra como os negócios de impacto responderam à crise

Frustrated manager sitting at table in closed cafe or coffee shop, small business lockdown due to coronavirus.

O Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental, elaborado pela Pipe.Labo, revelou que 52% dos empreendimentos vivenciaram a crise como oportunidade de crescimento.

A 3ª edição do Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental apresenta um panorama dos efeitos da pandemia da Covid-19 nesta modalidade de empreendimentos.

O levantamento, realizado pela Pipe.Labo, revela que 6% das empresas fecharam devido à crise, enquanto 52% dos negócios vivenciaram a pandemia como uma oportunidade para desenvolver e lançar produtos e serviços para alcançar novos mercados. O cenário positivo vivenciado por alguns acarreta em outro fenômeno: 80% dos empreendedores esperam crescer em 2021.

Um exemplo desta visão de oportunidade, citado pela pesquisa, é o Fleximedical, de São Paulo. Ciente das dificuldades para a população acessar serviços de saúde, sobretudo os moradores de áreas rurais, o negócio de impacto social decidiu transformar carretas, vans e contêineres em unidades móveis de saúde que podem comportar de consultórios médicos a salas de exames e, inclusive, centros cirúrgicos.

Os empreendedores expandiram as operações, criaram produtos e adaptaram diversas unidades para atender hospitais de campanha e outros clientes. Outros dados ajudam na análise do cenário enfrentado pelos negócios de impacto, como o fato de que 30% registraram queda nas vendas e 7% tiveram as faixas de faturamento reduzidas.

A pesquisa ainda aponta para as principais ações tomadas pelos negócios de impacto na tentativa de contornar a crise gerada pela pandemia. No total, 25% implementaram novas ações de marketing e promoção do produto/serviço. Já 20% adotaram novos canais de vendas, uma mudança imposta pelos protocolos de distanciamento.

Essa é a 3ª edição da pesquisa, que é realizada desde 2017. O levantamento é elaborado através de uma chamada nacional para que os empreendedores, lideres de negócios de impacto socioambiental, façam um cadastro na plataforma da Pipe.Social.

Os dados do Mapa 2021 foram coletados entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021. No total, 1.300 negócios participaram da pesquisa. Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT