Pesquisadora brasileira cria garrafa que torna água potável

water from jug pouring into glass on wooden table outdoors

A engenheira ambiental Bárbara Gosziniak criou o protótipo de uma garrafa capaz de tornar potável a água de nascentes, rios e lagos. Garrafa usa radiação e um filtro carregado com luz solar.

A engenheira ambiental Bárbara Gosziniak Paiva, mestranda na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Minas Gerais, desenvolveu o protótipo de uma garrafa com potencial para tornar potável a água de nascentes, rios e lagos. A garrafa utiliza radiação e um filtro carregado com energia solar para limpar a água.

A ideia para o projeto nasceu depois que Bárbara estagiou na Secretaria de Meio Ambiente de Ouro Preto e passou a ver de perto problemas ambientais e sociais envolvendo a falta de água potável.

Segundo um estudo do Instituto Trata Brasil, 35 milhões de pessoas no país não têm acesso a água potável. Por isso, a estudante se sentiu inspirada a desenvolver uma tecnologia que enfrentasse o problema.

O protótipo desenvolvido por ela é portátil e pode ajudar a democratizar o acesso a água potável no país. A invenção de Bárbara garantiu a ela o primeiro lugar na etapa brasileira do concurso internacional de ciência Red Bull Basement.

Fonte: Uol

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP