Pesquisadores criam tatuagem para identificar níveis de açúcar no sangue

Projetada para pessoas diagnosticadas com diabetes, a DermalAbyss poderá medir os níveis de glicose, pH e sódio do paciente.

Um grupo de pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), em conjunto com profissionais do Harvard Medical School, desenvolveram uma nova tinta para tatuagem que muda de cor conforme os níveis de glicose (açúcar) e sódio no sangue.

O projeto, nomeado de DermalAbyss, tem como objetivo auxiliar pessoas com diabetes que precisam fazer exames rotineiros de sangue para monitorar a glicose.

O líquido das tintas possui biossensores que possibilitam com que em contato com a pele mudem de cor de acordo com os níveis de pH, sódio e glicose.

clique na imagem e saiba mais

A tinta muda de rosa para roxa para medir o pH. Quando se trata do sódio, a cor é medida sob a tonalidade de um verde vibrante, sob a luz UV, na presença crescente de sal no corpo. E por fim, para medir a glicose, a tinta varia da cor azul para o marrom, conforme o açúcar na corrente sanguínea.

Até o momento a tecnologia DermalAbyss não está disponível ao público, o produto ainda está em fase de testes. Primeiro as tintas devem passar por testes rigorosos em peles de animais e depois em humanos, para evitar reações em geral.

Fonte: Saber é Saúde.