Pesquisadores da FMUSP e do HC estão entre os cientistas mais influentes do mundo

Ranking foi publicado por um estudo na revista científica PLOS Biology.

Professores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e médicos do Hospital das Clínicas da FMUSP integram ranking mundial de cientistas de ponta, reunidos em banco de dados publicado por um estudo na revista científica PLOS Biology. No total, 600 brasileiros foram reconhecidos no trabalho intitulado “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators”, conduzido por um grupo da Universidade de Stanford (EUA) e divulgado em 16 de outubro de 2020.

Os dados tabelados incluem todos os cientistas que estão entre os 100 mil melhores em todos os campos, de acordo com o índice de citação composto. Além disso, na versão atual, foram incluídos os 2% melhores cientistas de sua disciplina de subcampo principal, entre os quais publicaram pelo menos cinco artigos. Para isso, foi analisada a quantidade de vezes que um trabalho é citado ou que ele interferiu em estudos de outras pessoas, listados em bases de dados como Web of Sciene e Scopus. O resultado é apresentado em dois rankings: o impacto do pesquisador ao longa da sua carreira e a atuação no ano de 2019.

Aparecer nessa lista de pesquisadores mais influentes do mundo é um relevante reconhecimento da alta qualidade da produção científica e na excelência dos cientistas da Faculdade de Medicina da USP e Hospital das Clínicas, reforçando os valores Institucionais de pioneirismo e excelência.

clique na imagem e saiba mais

O estudo e as tabelas podem ser lidos em: https://journals.plos.org/plosbiology/article/related?id=10.1371/journal.pbio.3000918