Plantão da biometria: Cartório Eleitoral irá funcionar neste sábado em Araras, SP

Atendimento ao público será das 8h às 13h; mais de 34 mil eleitores ainda não efetuaram o cadastro biométrico.

O Cartório Eleitoral de Araras irá funcionar mais uma vez em regime de plantão neste sábado (9) para cadastramento biométrico de eleitores. O atendimento ao público será das 8h às 13h, no cartório localizado no CAM Antonio Casadei (Avenida Zurita, 681, Jardim Belvedere).

Além de atender eleitores que fizeram o agendamento prévio pelo site www.tre-sp.jus.br, as equipe também vão disponibilizar vagas limitadas para quem não fez o agendamento. 

Segundo o cartório local, mais de 34 mil (34,5%) ararenses ainda não efetuaram a biometria. O total de pessoas aptas a votar na cidade é de 98.549 – entre elas, 64.545, o equivalente a 65,5%, fizeram a biometria.

“Vale ressaltar que os eleitores que não realizarem o cadastramento da biometria terão seus títulos cancelados. Com o título cancelado, o eleitor estará impedido de votar nas próximas eleições, além de não poder obter passaporte, renovar matrícula em instituição de ensino, obter empréstimo em bancos públicos e inscrever-se em concursos públicos”, explicou Júlia Gabriella Martins Barnabé, chefe de cartório substituta.

No momento do atendimento, é obrigatório apresentar documento com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho), comprovante de endereço (contas de água, luz, telefone ou outros), título de eleitor (apenas se tiver) e o CPF (Cadastro de Pessoa Física). A ação visa estimular o comparecimento do eleitor para fazer o cadastramento da biometria, que é obrigatório em Araras. O procedimento consiste na coleta de impressões digitais, foto e assinatura. Trata-se de um procedimento simples e rápido, que dura em torno de 15 minutos.

Além do plantão deste sábado, o atendimento no cartório eleitoral acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O cadastramento da biometria vai até dia 19 de dezembro e é necessário fazer agendamento prévio no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo – www.tre-sp.jus.br. 

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3542-2207 (Cartório Eleitoral de Araras).