Polícia Civil prende “Homem-Pateta” em Sorocaba, SP

O cumprimento do mandado foi na última sexta-feira (10) e foi divulgado somente nesta segunda-feira (13) para não atrapalhar as investigações.

A Polícia Civil de Sorocaba (SP) cumpriu mandado de busca e apreensão na residência do suspeito de utilizar o perfil “Homem- Pateta”, sob o nome de Jonathan Galindo nas redes sociais. A Delegacia Seccional constatou que a pessoa por trás desse perfil é um adolescente que mora na Zona Norte da cidade.

O cumprimento do mandado foi na última sexta-feira (10) e foi divulgado somente nesta segunda-feira (13) para não atrapalhar as investigações. O “personagem” instigava crianças e adolescentes a se mutilarem ou a realizarem desafios suicidas por meio de postagens nas redes sociais e o caso teve repercussão nacional.

O celular do menor foi apreendido e será analisado pela perícia e o adolescente confessou o envio das mensagens utilizando-se do referido perfil, porém afirmou que se tratava apenas de uma “brincadeira”.

clique na imagem e saiba mais

A investigação será encaminhada à Vara da Infância e Juventude de Sorocaba e o adolescente poderá responder pelos atos infracionais de ameaça e instigação ao suicídio. A Delegacia Seccional reafirma a necessidade da cautela do uso de redes sociais por crianças e adolescentes.

Em nota enviada à imprensa, a Polícia Civil destaca que a investigação realizada demonstra que não existe anonimato na internet e reforça que a corporação é o filtro permanente da justiça e da legalidade.