Polícia Militar Ambiental apreende jabutis mantidos em cativeiro sem autorização em Brotas, SP

Os animais estavam acondicionados em um local coberto, com agua e comida suficiente e abrigado dos intemperes e sem sinais de maus-tratos.

Na tarde de terça-feira (19) os policiais militares ambientais cabo João, cabo De Mattos e cabo Denilson, após receberam denúncia web, onde versa sobre animal silvestre nativo, mantido em cativeiro pelo município de Brotas (SP), sem autorização do órgão competente.

Diante dos fatos, eles foram até uma residência no bairro Campos Eliseos, onde após contato com o proprietário, foi realizado vistoria no local onde tratava-se de uma residência unifamiliar e foi constatado que o proprietário mantinha em cativeiro dois exemplares de Jabuti Piranga (Chelonoidis carbonaria), que estava sendo mantidos em um cercado improvisado de madeira, os animais não possuíam nenhum tipo de identificação e tão pouco fora apresentado nenhum tipo de documento que comprovasse a origem do animal.

Questionado o proprietário quanto a existência de autorização do órgão competente para manter a ave em cativeiro ele respondeu que não possuía, os animais estavam acondicionados em um local coberto, com agua e comida suficiente e abrigado dos intemperes e sem sinais de maus-tratos.

Mediante este fato foi elaborado em do autor , um A.I.A. uma multa simples no valor de RS 1.000,00 (mil reais) conforme §3º, inc III do art 25 da resolução SIMA 05/21 e intese o art 29 par 1º inc III da lei federal 9605/98. Os animais após avaliação , foram libertos ao seu habitat natural Autor cientificado mediante termo próprio sobre o atendimento ambiental.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP