Polícia Militar Ambiental autua idoso pela 10ª vez e apreende 15 pássaros silvestres em sua casa

Aves foram encontradas em gaiolas. Nas outras nove vezes, a corporação apreendeu aproximadamente 400 pássaros; multa foi fixada em R$ 22,5 mil.

A Polícia Militar Ambiental autuou, pela décima vez, um idoso de 63 anos por tráfico de pássaros silvestres no distrito de Nova Veneza, em Sumaré (SP), na manhã desta quinta-feira (13). De acordo com a corporação, que chegou ao local por denúncia anônima, foram encontradas 15 aves dentro da residência.

Entre as espécies, estão galo de campina, trinca-ferro, coleirinha, canário da terra, caboclinho, bigodinho e tempera viola. Além dos pássaros, a polícia também apreendeu sete viveiros, 30 gaiolas, um alçapão, além de caixas de leite usada para o transporte das aves. Nas outras vezes que autuou o idoso, em outro endereço, a polícia apreendeu aproximadamente 400 pássaros.

Ainda segundo a corporação, o homem busca os pássaros no Sul de Minas para revender em Sumaré. O idoso será encaminhado ao 3º Distrito Policial da cidade para o registro da ocorrência de crime ambiental e será liberado. A multa, por conta dele ser reincidente, foi fixada em R$ 22,5 mil. A prefeitura deve mandar um caminhão à residência para fazer a retirada das gaiolas.

clique na imagem e saiba mais

A polícia também vai acionar o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) ou o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) para que os pássaros passem por uma readaptação e depois sejam soltas na região do próprio bioma.

Foto: Divulgação/Polícia Ambiental