Polícia Militar Ambiental resgata cinco aves mantidas em cativeiro em SP

Os animais foram encontrados em um imóvel residencial; a responsável foi autuada.

A Polícia Militar resgatou, nesta terça-feira (27), cinco aves silvestres que eram mantidas em cativeiro em um imóvel residencial, no bairro Branca Flor, em Itapecerica da Serra. Uma mulher foi autuada com multa de R$ 3 mil.

Os trabalhos foram realizados por uma equipe da 2° companhia do 1° Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPAmb) que estava em patrulhamento quando recebeu uma queixa, via denúncia web, indicando aves em cativeiro.

Durante diligências no endereço indicado, os militares fizeram contato com a proprietária que, após saber o motivo da presença policial, acompanhou a vistoria. No local, foram encontrados seis pássaros silvestres em gaiolas.

Foram resgatados um bigodinho, um coleirinha, um pássaro-preto, um encontro e um bico de pimenta. Apesar de manter as aves em boas condições, o morador não possuía licença do órgão ambiental para mantê-las em cativeiro.

Elas foram destinadas ao Centro de Triagem Barueri. Foi elaborado Auto de Infração Ambiental (AIA), com multa simples valorada em R$ 3 mil, conforme resolução da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima).

Um papagaio verdadeiro que também foi encontrado no local, mas com livre locomoção na casa, foi apreendido e devolvido, ficando o autuado como depositário fiel, pois além da ave estar com a família a mais de 20 anos, com indícios claros de domesticação demonstrando afetividade com os moradores, faltou órgão recebedor no momento para esta espécie de animal.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT