Reconhecido como mestrado, o objetivo do programa é desenvolver potencialidades, aprimorar e ampliar os conhecimentos profissionais dos alunos.
O curso, reconhecido como mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, é um dos requisitos para que os policiais militares se tornem aptos ao posto de major, proporcionando aperfeiçoamento técnico-profissional para o exercício das funções de assessoria de planejamento em Estado-Maior e direção das várias unidades da PM.
A turma, formada por 76 homens e 16 mulheres, elegeu o coronel Hélio Tenório dos Santos como paraninfo. O coronel Manuel Soares Neiva foi escolhido como patrono.
Sobre o curso
Para participar do processo seletivo interno e ingressar no curso, os oficiais precisam estar há pelo menos três anos no posto de capitão. O grupo iniciou o curso em 2 de agosto de 2021 e estudou diversas disciplinas como Inteligência Policial, Ética e Cidadania, Direitos Humanos, Polícia Comunitária, Atualização Jurídica, Tiro Defensivo na Preservação da Vida e Gestão de Polícia.
O CAO proporciona ao oficial estudos de alto nível, necessários ao desenvolvimento de potencialidades. Os alunos desenvolvem uma tese dissertativa que é apresentada a uma banca como trabalho de conclusão de curso. As teses devem ter temas de interesse da segurança pública, que permitam inovações nos métodos e processos em uso na instituição.