Pomodoro: conheça um pouco mais sobre essa técnica de produtividade

Aprenda a método italiano de gerenciamento de tempo para ter mais foco nos estudos e trabalho, melhorando os seus resultados e aumentando a sua produtividade!

Você já pensou em como gerenciar melhor o tempo para executar as suas atividades? Uma técnica italiana desenvolvida na década de 1980 pode acabar com aquela sua sensação de que nunca sobra tempo pra nada e o número de tarefas a realizar só aumenta.

Além disso, se bem aplicada em uma empresa, esta técnica também pode aumentar o rendimento e diminuir o turnover dos seus colaboradores. Estamos falando da técnica Pomodoro, criada pelo italiano Francesco Cirillo no final da década de 1980, na Itália, como uma maneira de gerenciar o tempo para melhor se trabalhar ou estudar.

clique na imagem e saiba mais

O que é a Técnica Pomodoro?

Neste método, utiliza-se um cronômetro para dividir o seu dia em blocos de 25 minutos de atividade, separados por intervalos de cinco minutos de descanso. Deste modo, a cada quatro blocos de 25 minutos de atividade mais cinco de descanso, é feita uma pausa maior, de 20 a 30 minutos.

A técnica tem este nome porque o seu idealizador utilizava um cronômetro de cozinha, em formato de tomate – pomodoro, em italiano – para realizar os seus experimentos. A base por trás do método é a ideia de que pausas frequentes podem aumentar a sua agilidade mental, e o temporizador é utilizado para impor um certo senso de urgência.

Assim, em vez de ter um tempo infinito para realizar certa atividade e desperdiçá-lo com distrações, você terá apenas 25 minutos para fazer o máximo de progresso possível em determinada tarefa.

Por outro lado, as pausas frequentes evitam o esgotamento que muitas pessoas sentem ao final do expediente. Assim, o cronômetro força você a levantar e arejar os pensamentos antes de retornar ao trabalho.

A exige que você se concentre completamente em uma única atividade, sem mudar o foco para outras demandas. Deste modo, enquanto o tempo passa, você consegue ignorar a vontade de checar e-mails, ler notícias, responder mensagens de texto ou fazer qualquer coisa que o distraia. Você estará totalmente focado.

Como o método Pomodoro funciona na prática?

Agora que você já conhece o método Pomodoro, é hora de saber como aplicá-lo no seu dia a dia. Além de uma boa maneira de gerenciar o tempo, o método também é uma maneira de melhorar o seu desenvolvimento pessoal, ajudando até a aumentar sua inteligência.

Veja como funciona na prática:

1 – Planejamento

Antes de começar, faça uma lista com todas as tarefas que você precisa realizar em determinado dia, classificando-as em ordem de importância. Neste momento é fundamental ser realista, para não se frustrar com expectativas exageradas.

2 – Foco

Por menor que seja, qualquer distração pode prejudicar a sua produtividade. Então, saia do seu e-mail e das redes sociais, coloque seu celular no silencioso e, se for o caso, peça para que seus colegas não tirem sua concentração naquele momento.

3 – Trabalho

Comece pela primeira tarefa na ordem de importância. Ajuste seu cronômetro para 25 minutos, comece a contagem regressiva e ajuste seu foco para a atividade a ser realizada. Comece a trabalhar e não pause o cronômetro até que os 25 primeiros minutos terminem.

4 – Pausa curta

Quando o cronômetro avisar que os primeiros 25 minutos já passaram, você deve parar o que estiver fazendo e se afastar da mesa por cinco minutos. Estique as pernas, dê uma pequena caminhada, prestando atenção na respiração.

Este tempo também pode ser utilizado para fazer um pequeno lanche, ir ao banheiro, tomar água, café etc.

5 – De volta aos trabalhos

Após esta primeira pausa, você deve retornar à tarefa com toda sua energia e foco, e repetir este ciclo por mais três vezes. São 25 minutos realizando a tarefa, mais cinco de descanso, por quatro vezes.

6 – Pausa longa

Ao final das quatro sessões de 25 minutos, você deve fazer uma pausa maior, de 20 a 30 minutos, e aproveitar este tempo ao máximo para relaxar e pensar em outras coisas, para limpar sua mente e renovar seu foco.

Após este primeiro ciclo, repita o processo novamente desde o começo até o final do expediente ou até concluir todas as tarefas que você listou como prioritárias. E pronto, você já aprendeu a aplicar o método pomodoro.

Veja agora algumas vantagens desta técnica italiana de gerenciamento de tempo.

As vantagens da técnica Pomodoro

Ao implementar com sucesso a técnica Pomodoro, você poderá notar diversas melhorias em seu trabalho, empresa ou estudo. Veja alguns dos benefícios que você poderá sentir:

  • Aumento da força de vontade e da concentração;
  • Diminuição dos níveis de estresse;
  • Eliminação do hábito de multitarefa;
  • Foco e motivação fortalecidos;
  • Maior senso de urgência e, portanto, maior agilidade;
  • Mais concentração na tarefa que se tem em mãos;
  • Melhor gerenciamento do tempo;
  • Melhor qualidade e quantidade do trabalho;
  • Produtividade aumentada.

 

O gerenciamento de tempo é um dos maiores desafios para os profissionais que estão em home-office neste período de pandemia. Aplique o método pomodoro na sua empresa e na sua rotina para conseguir mais produtividade com menor risco de se esgotar mentalmente.