Por que você não deve confiar em qualquer um quando o assunto é investimentos?

Cuidar do seu dinheiro é essencial e isso também tem a ver com cuidados sobre aqueles que falam sobre o tema.

Onde investir? Quais são as aplicações mais rentáveis? Qual a melhor previdência privada do mercado? Como fazer o seu dinheiro trabalhar para você? Diversas são as questões que surgem para aqueles que querem investir, não é mesmo?

Muitos são os conteúdos existentes sobre o tema e muitos “especialistas” no assunto, porém, é importante saber identificar pessoas confiáveis ou não, afinal, muitos também são os golpistas no mercado.

Justamente por ser um tema que ainda é distante dos brasileiros, muitas pessoas sabem pouco sobre investimento e confiam em qualquer “guru” que aparece e isso pode ser um grande erro. E, para que o aprendizado e início dos investimentos não te levem a uma furada, é preciso ter atenção e estratégias!

Os especialistas dos investimentos

Quando os temas surgem no mercado, surgem com eles especialistas que ensinam as pessoas sobre os assuntos, certo? Muitos são essas pessoas no mundo dos investimentos, mas é preciso tomar cuidado, pois nem todos querem ajudar o seu dinheiro.

Infelizmente existem grandes golpes nesses mercados, promessas de ganhos rápidos, investimentos altos, fraudes e perdas de dinheiro, que dificilmente são recuperados.

É justamente por isso que não se deve confiar em quaisquer especialistas e nem confiar seu dinheiro em quem você realmente não sabe sobre o trabalho e resultados. Para isso, é preciso ir além da primeira pessoa que se conhece e criar um amplo leque de conhecimento sobre o assunto.

Conheça as opções de investimento

Para que você não aceite simplesmente o que qualquer um tem a dizer, é importante conhecer um pouco sobre investimentos.

Muitas são as possibilidades de investimentos existentes no mercado e não adianta querer saber todos eles de uma vez só. Comece a buscar pelos básicos e fique por dentro desse mundo.

É importante conhecer alguns termos como renda fixa, renda variável e conhecer investimentos como CDB, Tesouro Direto, LCI, LCA, por exemplo. Se familiarizar com as siglas e os tipos de investimentos é um dos primeiros passos para ser um conhecedor do mercado e para não se deixar levar.

Saiba seu perfil de investidor

O perfil do investidor é essencial para direcionar para onde ele deve caminhar com seu dinheiro e entender sobre o seu te ajuda a não cair em promessas fáceis e rápidas que não tenham a ver com seu objetivo.

Para isso, faça testes, trace reais objetivos e saiba o que você quer com seu dinheiro a curto, médio e longo prazo.

Faça seu planejamento financeiro

Um dos passos mais importantes para começar a pensar em investimentos e finanças é justamente começar dentro de casa. Sendo assim, fazer o seu planejamento financeiro é essencial para entrar nesse mundo.

Antes de buscar sobre formas de investir dinheiro e de ouvir pessoas que te dizem para onde ele deve ir é importante conhecer sobre como está o seu atual. Portanto, seja no papel ou no Excel, comece a anotar todas as suas finanças, entradas e saídas do orçamento, dívidas, valores comprometidos e entenda como está o seu saldo.

Com planejamento financeiro na mão é possível aplicar mais facilmente tudo o que você for aprendendo ao longo dos estudos e não fazer apostas sem pensar.

Tenha cuidado com promessas de dinheiro fácil e rápido

Investir demanda tempo, conhecimento, risco, possibilidades e diversos outros fatores, portanto, desconfie quando alguém oferece chances de ganho alto, rápido e sem riscos.

Muitos “especialistas” oferecem chances que parecem imperdíveis para que o indivíduo enriqueça e é justamente aí que surgem os golpes e perdas de altos valores. Portanto, não coloque seu dinheiro sem antes estudar sobre o investimento e tenha cuidado com as promessas que brilham os olhos.

Acompanhe a economia do país e do mundo

Para conhecer o mercado financeiro e ser capaz de escolher os melhores investimentos (sem ser enganado por ninguém) é preciso conhecer a economia do Brasil e do mundo para ser capaz de identificar o que pode interferir em seu dinheiro.

Dessa forma, acompanhe portais de economia e atualidades, leia jornais, assine newsletters, assista canais especializados e esteja sempre por dentro do que acontece ao seu redor. Não foque apenas na seção economia, afinal, tudo o que acontece em um país interfere nas finanças, certo?

Entender um pouco sobre mercado financeiro é essencial para saber dividir informações boas daquelas não tão boas assim e buscar conteúdo e informação é o primeiro passo para não confiar em qualquer um que diz saber sobre o mercado.

Ter cuidado com falsas promessas ou falsos especialistas e agir com cautela com seu dinheiro é fundamental, principalmente para aqueles que estão começando. Não faltam referências na internet e no “mundo real” sobre o tema, portanto, pesquise e não dê ouvidos a qualquer um!

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT