Pós-Graduação ou MBA: Saiba a diferença

Conheça os objetivos de cada uma destas duas modalidades e descubra qual delas tem mais a ver com você. Aproveite e boa leitura!

Ao fim de uma graduação ou até mesmo durante o processo de crescimento do profissional já inserido no mercado de trabalho, algumas especializações são essenciais para garantir o sucesso de sua carreira e a progressão dentro de uma empresa!

Por isso, seja para continuar no mundo acadêmico, se destacar em um processo de recrutamento especializado ou se tornar excelência no exercício de determinada função, a Pós-Graduação e o MBA se consolidam cada vez mais como dois grandes diferenciais em um mercado cada dia mais competitivo.

Qualquer uma dessas duas modalidades é bem vista na busca por crescimento, no entanto, se você está pensando em investir em um diploma de especialização, precisa saber exatamente quais categorias de cursos são ideias para os seus objetivos.

Neste artigo, procuramos explicar o conceito de Pós-Graduação e de que forma ela se divide e, em seguida, trazemos um esclarecimento melhor detalhado sobre a modalidade de cursos conhecida como MBA.

Continue sua leitura e fique por dentro destes temas de muita importância para quem busca grandes resultados.                                                                                                                                                                                             

O que é Pós-Graduação?

Todo curso que fornece um conhecimento complementar sobre determinada área, feito após uma graduação, é uma Pós-Graduação.  

Estes cursos são desenvolvidos para aperfeiçoar profissionais ou possibilitar a atuação desses indivíduos no meio acadêmico. A Pós-Graduação é dividida em duas categorias: a Lato Sensu e a Stricto Sensu. Entenda a diferença:

Lato Sensu

Essa categoria está voltada para quem busca uma melhoria profissional a fim de se destacar no mercado de trabalho. Assim, ela é indicada para quem almeja subir de cargo, conseguir salários melhores, se destacar em vagas de emprego, entre outros reconhecimentos.

A conclusão desse tipo de curso não concede diploma, mas sim um certificado de especialização. O MBA está inserido nesta categoria de Pós-Graduação, mas falaremos melhor sobre ele mais para frente.

Stricto Sensu

Direcionados a quem quer dar continuidade no universo acadêmico, os cursos Stricto Sensu se dedicam a ajudar aquele que procura resolver um problema inédito em sua área de formação.

São bem mais demorados e exigem maior tempo e dedicação de quem quer concluí-los com êxito. Eles são divididos entre mestrado, doutorado e pós-doutorado. Veja agora em que estas categorias se diferem:

  • Mestrado – Normalmente com a duração de dois anos, o Mestrado visa o aprofundamento em uma pesquisa e é ideal para quem busca se tornar um professor especialista em algum segmento da sua área de atuação.

 

  • Doutorado – Tem uma duração de quatro a cinco anos, e é indicado para quem deseja contribuir com o avanço do conhecimento da área de pesquisa, pois para sua conclusão uma tese inédita precisa ser defendida.

 

Na maioria das vezes é preciso ter feito anteriormente o mestrado para realizar o doutorado.

  • Pós-Doutorado – Diferente de mestrado e doutorado, nessa categoria nenhuma dissertação precisa ser feita ou tese nova precisa ser defendida, apenas relatórios sobre o estudo devem ser entregues para a instituição que o financia.

 

O pós-doutorado se volta para uma pesquisa aprofundada sobre o tema anteriormente proposto, e é usado para orientação de novos graduados ou profissionais em busca de especializações na área estudada.

O que é MBA?

Como dito anteriormente, o MBA é um curso de pós-graduação Lato Sensu e está voltado ao aperfeiçoamento de um profissional no mercado de trabalho. A sigla, corresponde às palavras Master Business Administration e significa: Mestre em Administração de Negócios.

A origem desse conceito data do final do século XX, mas no Brasil se popularizou na década de 1990, efeito do aumento da competitividade das empresas neste período.

Nos dias de hoje, serve muito bem tanto para quem tem seu próprio negócio quanto para quem quer ser um executivo de prestígio ou um líder de sucesso dentro da empresa que trabalha.

E é indicado para quem acabou de se formar da mesma maneira que é para quem já tem anos de experiência. No entanto, alguns requisitos favorecem um melhor aproveitamento desse tipo de curso, como ter pelo menos 3 anos de experiência, pois o conhecimento prático de atuação é essencial para que haja aperfeiçoamento.

Esse tipo de especialização está disponível para todas as áreas, mas é procurado principalmente no meio corporativo, por executivos, gestores e líderes, e também por empresários e empreendedores.

Características do MBA

O Ministério da Educação (MEC) estipulou uma carga horária mínima de 360 horas para a duração dos cursos de MBA. A certificação deste curso é emitida e regulamentada pela Anamba (Associação Nacional de MBA).

Seu conteúdo de estudo é mais generalista, pois não foca em uma única área de especialização. O que não significa que o tema não poderá se concentrar em um tema específico, mas ele será analisado por uma visão mais ampla que considera vários aspectos culturais, estratégicos e operacionais.

O curso pode ser realizado presencialmente ou à distância.

Quais os cursos de MBA mais procurados?

Cursos de MBA são oferecidos para todas as áreas de estudos, mas alguns acabam se destacando na procura pelos profissionais. A lista está baseada na procura por bolsas de estudo nestas áreas, e estes são os 10 cursos de MBA mais procurados:

  1. MBA em Gestão Financeira e Controladoria;
  2. MBA em Gestão de Projetos;
  3. MBA em Gestão Estratégica de Pessoas;
  4. MBA em Gestão estratégica de Negócios;
  5. MBA em Gestão Empresarial;
  6. MBA em Gestão Fiscal e Tributária;
  7. MBA em Comunicação em Marketing e Mídias Digitais;
  8. MBA em Liderança e Coaching em Gestão de Pessoas;
  9. MBA em Marketing e Vendas;
  10. MBA em Saúde e Gestão Hospitalar;

 

Antes de escolher um curso de MBA, analise mais a fundo como o mercado está se comportando e quais coisas as pessoas estão buscando mais, e também tenha em mente quais são os assuntos que melhor combinam com o seu perfil.

Qual a importância do MBA para um profissional?

O MBA pode ser considerado um investimento certo, pois profissionais com essa certificação costumam ter um salário maior se comparado a outros profissionais na mesma função.

E é como dizem: “conhecimento nunca é demais!”. E é através do conhecimento que o MBA torna profissionais mais competitivos e mais propensos à liderança. Além disso, o MBA também pratica a visão estratégica e as habilidades de inovação de cada profissional, facilitando que suas decisões futuras sejam mais assertivas.

Independente de qual tipo de Pós-Graduação você tenha decidido ser ideal para você, é importante ter em mente que todas exigem dedicação, mas todas também valem a pena. Qual a diferença entre Pós-graduação e MBA? Descubra agora!

Aqui daria um excelente feature.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP