Posso iniciar na carreira jurídica como MEI?

PUBLICIDADE

Um dos grandes pontos positivos do MEI, é que ele realmente foi pensado para ajudar aquelas pessoas que trabalham de maneira autônoma.

Muitas pessoas ainda possuem grandes dúvidas em relação ao MEI, e por conta disso, decidimos vir falar um pouco mais sobre esse ponto, para você saber a resposta da pergunta se posso iniciar na carreira jurídica como MEI.

Sendo assim, mais abaixo você conseguirá observar diversos pontos extremamente importantes para conseguir adquirir esse conhecimento, como por exemplo a definição de MEI e quais profissionais e empresas da área jurídica podem assumir tal função.

Portanto, caso você realmente queira aprender tudo, e assim, ficar por dentro se posso iniciar na carreira jurídica como MEI, acaba sendo essencial e fundamental que você preste muita atenção em todas as informações que serão citadas a seguir.

O que é MEI?

Primeiramente, é essencial que você aprenda a definição de MEI, também denominado de Microempreendedor Individual, que é considerado como uma empresa, tendo como principal objetivo dar uma função oficial para aquelas pessoas que trabalham de maneira autônoma.

Com isso, pode-se dizer que o MEI conseguiu amenizar todas as informalidades que aconteciam, já que uma grande parcela da população não possuía quaisquer registros econômicos.

Entretanto, vale recitar que aconteceu somente uma amenização, já que é praticamente impossível acabar com estas informalidades, tendo em vista que andar dentro das leis costuma não ser o caminho mais fácil.

Um dos grandes pontos positivos do MEI, é que ele realmente foi pensado para ajudar aquelas pessoas que trabalham de maneira autônoma, tendo assim, baixos custos e taxas, virando uma possibilidade para todos.

Além disso, também devemos citar os direitos que o MEI entrega, sendo alguns deles a tão sonhada aposentadoria, licença-saúde, direitos sociais e muitos outros direitos.

Será que posso iniciar na carreira jurídica como MEI?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre do que se trata o MEI, chegou a hora de aprender se os profissionais da área jurídica podem assumir tal função, para assim, trabalharem de forma autônoma.

De forma bem direta, infelizmente um profissional da área jurídica não pode se tornar um MEI, e isso acaba acontecendo, porque os direitos reservados por tal função estão sujeitos somente aos empreendedores que não possuem quaisquer graduação.

Sendo assim, acaba se tornando impossível se tornar um MEI caso você já esteja formado na área jurídica, entretanto, caso este seja o seu caso, ainda podem existir algumas alternativas para você.

PUBLICIDADE

Como trabalhar autonomamente mesmo sendo formado na área jurídica?

Como citado, qualquer pessoa que possua alguma graduação acaba sendo impossibilitada de se tornar um MEI, entretanto, felizmente ainda existem algumas possibilidades para você, e agora você irá descobrir um pouco mais sobre eles, para assim, responder a pergunta se posso iniciar na carreira jurídica como MEI.

Mesmo não podendo ser considerado um MEI, caso você seja devidamente formado, você pode recorrer para a opção de profissional liberal, que pode ser resumido como alguém que possui uma formação ou graduação específica, e com tal ponto, acabam ganhando a possibilidade de trabalhar utilizando o seu CPF diretamente.

Sendo assim, acaba sendo desnecessário abrir uma empresa, que seria o MEI, podendo utilizar diretamente o seu CPF e descartando a necessidade de um CNPJ.

Muitas áreas acabam se dando super bem com essas profissões liberais, e isso acaba acontecendo, por conta dos conselhos próprios, que acabam entregando a legalidade que estas profissões precisam.

Como exemplo, na área jurídica podemos citar a Ordem dos Advogados do Brasil, também conhecida como OAB, que acaba permitindo o trabalho autônomo destes profissionais.

Sendo assim, o profissional acaba ganhando a permissão de atuar de diversas maneiras possíveis, como por exemplo: defendendo o direito desportivo, defendendo famílias, trabalhadores, entre muitos outros.

Que tipo de empresa um profissional liberal pode abrir?

Com isso, pode-se dizer que você já sabe bem a resposta da pergunta se posso iniciar na carreira jurídica como MEI, entretanto, é necessário que você veja os tipos de empresas que um profissional liberal pode abrir.

Vale lembrar que é necessário prestar muita atenção em diversos pontos, para que assim, você consiga descobrir qual a melhor opção que se encaixa para você, sendo estes pontos as tarifas, taxas, custos e muitos outros.

Algumas empresas que podem ser abertas por aqueles profissionais que possuem alguma formação, seja na área jurídica ou em qualquer outra, são:

Primeiramente a Sociedade Limitada (LTDA), que já é extremamente conhecida e famosa;

Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), que foi legalizada somente em 2019, portanto, ainda é muito desconhecida, mas já está ganhando o seu lugar no mercado;

Sendo considerada a melhor opção para os advogados, já que vão encontrar uma sociedade formada nesta área, devemos terminar citando sobre as Sociedades Simples de Advocacia.

Com isso, pode ser afirmado que você já está por dentro de tudo que é necessário para saber como o MEI funciona, quais são os requisitos para virar um e algumas de suas vantagens.

Além disso, caso você esteja formado na área jurídica, também acabamos mostrando algumas informações e possibilidades que irão se encaixar perfeitamente para você, ou seja, você já sabe se posso iniciar na carreira jurídica como MEI.

PUBLICIDADE
CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP