Prefeito Irineu Maretto decreta intervenção no GEMA e afasta diretoria após denúncias de abandono, dívidas milionárias e risco a crianças em Araras, SP

O caso também foi comunicado à Guarda Civil Municipal, à Polícia Militar, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, que deverão acompanhar de perto o desenrolar da intervenção.

O prefeito Irineu Maretto decretou nesta quinta-feira (24), a intervenção total no Grêmio Esportivo Municipal Ararense (GEMA), também conhecido como Associação dos Servidores Públicos Municipais de Araras. A decisão, publicada no Decreto Municipal nº 7.801, pegou muita gente de surpresa e escancarou uma situação preocupante: abandono, dívidas gigantescas e graves riscos à saúde e segurança da população, inclusive de crianças e adolescentes.

O decreto aponta uma série de irregularidades que justificaram a medida extrema. Entre os principais problemas estão:

  • Débitos que ultrapassam R$ 1,2 milhão com o município, o Saema e o INSS; Falta de alvará de funcionamento, AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e cadastro na Vigilância Sanitária; Imóvel em situação de abandono, com estrutura comprometida e sérios riscos à saúde pública; Desvio de finalidade: o local, que deveria servir aos servidores públicos, vinha sendo alugado a terceiros; Atividades ilegais envolvendo menores, gerando risco à segurança e ao bem-estar de crianças e adolescentes.

Além disso, segundo apurações da prefeitura, não existe diretoria ativa no GEMA desde 2010, o que gerou um estado de completo abandono administrativo e financeiro. Com base nesses fatores, o prefeito Irineu Norival Maretto determinou a requisição administrativa do espaço, afastando toda e qualquer gestão anterior e nomeando Leandro Eduardo Cerbi como interventor.

Ele terá a missão de organizar a casa, apurar a situação financeira e estrutural, regularizar a documentação e planejar o futuro do espaço. A intervenção tem validade inicial de 180 dias, podendo ser prorrogada. Durante esse período, a Prefeitura de Araras irá administrar o local diretamente, garantindo que não haja riscos para a população.

Segundo o decreto, a prioridade é preservar a saúde, a segurança pública e os direitos das crianças e adolescentes, além de recuperar o patrimônio que, na origem, foi doado pelo próprio município.

O caso também foi comunicado à Guarda Civil Municipal, à Polícia Militar, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, que deverão acompanhar de perto o desenrolar da intervenção.

Artigos Relacionados

Prefeito Irineu Maretto recebe deputado federal João Cury e reforça compromisso com saúde, educação e desenvolvimento de Araras, SP

"A vinda de recursos por meio de emendas parlamentares, somada ao choque de gestão e...

Praça Dorival Padre Lanza recebe melhorias após solicitação do vereador Bonezinho Corrochel em Araras, SP

A zeladoria da praça envolveu limpeza, roçagem e manutenção geral, contribuindo para um ambiente mais...

Vereador Dr. Donizeti Lima fiscaliza merenda escolar em unidades de Araras, SP

As irregularidades encontradas foram encaminhadas ao prefeito, que, junto com o secretário de Educação, prometeu...

Últimas Notícias