Prefeito Pedrinho Eliseu confirma nova cepa do coronavírus em Araras, SP

Tudo levando a crer que se tratava realmente de uma nova configuração e de uma possível existência entre nós que hoje se confirma que é a variante.

Na noite desta sexta-feira (19), o prefeito Pedrinho Eliseu é o secretário Municipal de Saúde Dr Agnaldo Piscopo, confirmaram a existência da nova cepa do novo coronavírus na cidade. Possível variante brasileira do coronavírus foram identificadas em pacientes. “A cepa que é a variante de Manaus, segundo nossos primeiros exames nos indicam está presente no solo e no território da cidade de Araras”, disse o prefeito.

Pedrinho fez um alerta sobre a atual situação. “Já tínhamos essa percepção, doutor Agnaldo vinha nos alertando e a nossa equipe e os demais médicos também de que ouve uma mudança no perfil do virus que diz respeito a propagação à rapidez com que ele está contaminando o número maior de pessoas, a gravidade a mudança no perfil das idades, dos mais jovens também acometidos pelo vírus nos últimos dias. Tudo levando a crer que se tratava realmente de uma nova configuração e de uma possível existência entre nós que hoje se confirma que é a variante de Manaus do novo coronavírus”, revelou.

De acordo com o Secretário da Saúde a situação é complicada. “É um momento muito delicado do ponto de vista da saúde publica no nosso país. Estamos vivendo isso em todos os continentes praticamente. Ainda não temos a solução que vai ser vacinar o maior número de pessoas pra mitigar a transmissão. Fato esse que a gente quer deixar bem esclarecido que nós já vacinamos mais de 5 mil pessoas. Todas as vacinas que chegaram tanto a vacina a coronavac com a vacina Oxford foram vacinados grupos prioritários de acordo com o plano nacional de imunização. E nos não temos ainda uma previsão de chegada de novas vacinas a não ser agora próxima etapa acima de 80 anos que é a vacinação que nós vamos utilizar na próxima etapa, provavelmente no dia primeiro de março”.

clique na imagem e saiba mais

Ainda segundo o médico ações estão sendo tomadas” Quero deixar claro aqui que todas as ações estão sendo tomadas desde antes dessa gestão e com todas as medidas sem conhecer a potencial gravidade em relação a essa nova variante da cepa no qual nós médicos que estamos na linha de frente desde o inicio já estávamos confiados. Nós temos aí a variante P1 que é a variante, hoje chamada variante brasileira, ela foi identificada num paciente em um hospital privado, num profissional da saúde e esse profissional não viajou. Então a cepa está entre nós.

ÁGIL DPVAT

De acordo com dados oficiais atualizados pela Vigilância Epidemiológica a cidade confirmou mais um óbito, totalizando a 139 mortos em decorrência da Covid-19. Total de notificações 38.703, aguardando resultado 51, internados em enfermaria 30, em UTI 34 e recuperação 8.076.