Mesmo com o impacto significativo da liquidação, a administração municipal e o Araprev garantem que não haverá qualquer atraso ou interrupção no pagamento de aposentadorias, pensões e demais compromissos da autarquia.
A Prefeitura de Araras (SP) e o Araprev (Serviço de Previdência Social do Município de Araras) divulgaram nesta terça-feira (9) uma nota oficial informando que já estão em andamento medidas administrativas e jurídicas para resguardar os interesses dos servidores municipais aposentados e pensionistas. A ação ocorre após o Banco Central do Brasil decretar a liquidação extrajudicial do Banco Master, instituição onde o Araprev possui três investimentos, somando R$ 29 milhões.
De acordo com a nota, a Prefeitura acatou o pedido fundamentado da autarquia e determinou a abertura de uma sindicância interna. O objetivo é investigar detalhadamente todos os procedimentos adotados no momento em que as aplicações junto ao Banco Master foram realizadas.
Além disso, o caso foi encaminhado à Procuradoria Geral do Município, que analisará as medidas administrativas e judiciais cabíveis diante da situação.
Mesmo com o impacto significativo da liquidação, a administração municipal e o Araprev garantem que não haverá qualquer atraso ou interrupção no pagamento de aposentadorias, pensões e demais compromissos da autarquia. A informação busca tranquilizar os servidores inativos e pensionistas, reforçando que os efeitos do episódio não afetarão os benefícios já programados.
Acompanhe, abaixo, a nota oficial divulgada pela Prefeitura de Araras e pelo Araprev:
NOTA OFICIAL – ARAPREV
A Prefeitura de Araras e o Araprev (Serviço de Previdência Social do Município de Araras) informam que estão sendo tomadas medidas cabíveis para resguardar os interesses dos aposentados e pensionistas do serviço público municipal, com relação à informação de que o Banco Central do Brasil decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master.
Responsável pela previdência social dos servidores públicos municipais, o Araprev possui investimentos variados no mercado financeiro, sendo três deles realizados junto ao Banco Master, totalizando R$ 29.000.000,00.
A fim de preservar os interesses dos aposentados e pensionistas, a Prefeitura informa que acatou o pedido fundamentado do Araprev pela abertura de sindicância interna para averiguar os procedimentos tomados na autarquia, ocasião da decisão pelos três investimentos junto ao Banco Master. Outra medida foi encaminhar o caso à Procuradoria Geral do Município para providências administrativas e/ou judiciais perante o caso ocorrido.
Sendo assim, o Araprev informa aos aposentados e pensionistas que, apesar deste danoso episódio, não haverá atrasos ou falta de pagamento dos benefícios e compromissos da autarquia.
Prefeitura de Araras
Araprev (Serviço de Previdência Social do Município de Araras)



