segunda-feira, 15 junho, 2026

Prefeitura amplia acesso à saúde e oficializa entrada no CISMETRO para atendimentos médicos e exames de média e alta complexidade em Araras, SP

Lei sancionada pelo prefeito Irineu Maretto garante integração a rede regional com mais exames e atendimentos especializados.

A Prefeitura de Araras (SP) publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (10) a sanção da Lei nº 6.000, de 3 de julho de 2025, que autoriza oficialmente a adesão do município ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Piracicaba – CISMETRO Limeira. A iniciativa foi aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Irineu Norival Maretto.

Com a nova lei, o Executivo Municipal está autorizado a praticar os atos necessários para que Araras passe a integrar o consórcio, viabilizando o acesso a uma rede ampliada de atendimentos médicos e exames de média e alta complexidade.

O texto prevê que o Contrato de Consórcio e o Estatuto Social do CISMETRO Limeira passam a fazer parte integrante da legislação municipal, vinculando Araras às regras e benefícios do acordo intermunicipal.

Segundo a legislação, as despesas decorrentes da adesão serão cobertas com recursos do orçamento vigente, com possibilidade de suplementação, se necessário. A política pública de adesão também será incluída no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025.

Ainda de acordo com a lei, a saída de Araras do consórcio só poderá ocorrer mediante autorização específica da Câmara Municipal, o que reforça o compromisso de longo prazo com o fortalecimento da rede regional de saúde.

A sanção foi assinada pelo prefeito Irineu Maretto, com apoio dos secretários municipais Romildo Benedito Borelli (Saúde), Marizeth Baghin Morandim (Fazenda), João Paulo Ferreira Rissi (Administração) e Roberto Benetti Filho (Justiça).

Com a adesão ao CISMETRO Limeira, a Prefeitura busca otimizar recursos e melhorar a qualidade dos atendimentos, especialmente em áreas que exigem maior estrutura e especialização, fortalecendo a rede pública regional de saúde.

Artigos Relacionados

Modelo paulistana Kailane Prado celebra resultado de procedimento na Clínica Marcelo Montoni: “O resultado ficou extremamente natural e estou muito feliz”

"O procedimento foi tranquilo, praticamente indolor, e a recuperação aconteceu de forma muito rápida. Em poucos dias já consegui retomar minhas atividades normalmente”, relatou.A...

Bairro Dom Pedro recebe arrastão de combate à dengue neste sábado (13) em Araras, SP

A ação tem como objetivo intensificar as orientações à população e auxiliar na eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.A Prefeitura de Araras,...

Tomógrafo entra em operação na Santa Casa marcando inauguração do novo Parque de Imagens da instituição em Araras, SP

Prefeito, vereadores e lideranças da saúde participam de ato que marca início de inovações e melhorias no hospital. A Santa Casa de Araras volta a...

Últimas Notícias