Modalidades suspensas estão sendo retomadas e há novidades, como as atividades motoras para pessoas com deficiência, corrida de rua, zumba e vôlei de praia.

A Prefeitura de Araras (SP), por meio da Secretaria Municipal de Esportes, disponibiliza 14 modalidades esportivas gratuitas à população ararense, são elas: atividades motoras para pessoas com deficiência, balé, corrida de rua, capoeira, futsal masculino, jiu-jitsu, caratê, zumba, vôlei de praia, tênis de mesa, xadrez, damas, funcional e beach tênis.
Algumas dessas aulas estavam suspensas desde novembro de 2024, mas estão sendo oferecidas novamente em 2025 por conta da retomada do termo de colaboração com a Associação Cultural e Esportiva União de Leme (ACEUL), que garante a contratação dos professores para as modalidades.
“Os professores deixaram de receber os pagamento no ano passado, mas a atual gestão municipal entendeu a importância dessa parceria e as aulas voltam a acontecer. Com quatro novidades: as atividades para pessoas com deficiências, a corrida de rua, a zumba e o vôlei de praia”, explicou o secretário de Esportes, Paulo Franco. Ainda de acordo com ele, fora da parceria com a ACEUL, a secretaria de Esportes oferece também aulas de funcional e beach tênis, com professores próprios.
Interessados devem se inscrever no Ginásio de Esportes “Nelson Rüegger” ou nos locais das aulas/treinamentos, diretamente com os professores. “As aulas são gratuitas e atendem todos os públicos e idades. Ninguém tem mais desculpas para não praticar esportes na cidade. Esporte é saúde e qualidade de vida”, incentivou o secretário.
Mais praças esportivas
Além da utilização do principal palco do esporte ararense, o Ginásio “Nelson Rüegger”, outras praças esportivas estão sendo utilizadas pela Secretaria de Esportes: Centro de Convivência da 3ª idade (antiga AABB), Boulevard do Parque Ecológico “Gilberto Rüegger Ometto” e a quadra de areia do Lago Municipal.
“Com a ampliação das praças esportivas, garantimos que as aulas sejam realizadas em todas as regiões do município, possibilitando muito mais participantes”, completou Franco.
