Prefeitura intensifica fiscalização de mato alto em calçadas e imóveis em Araras, SP

Manter esses ambientes sem cuidados aumenta a proliferação de focos do mosquito da dengue e de animais peçonhentos; proprietários podem ser multados.

A Prefeitura de Araras (SP), por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, intensifica a fiscalização de imóveis – com construção ou não – que estejam infringindo o código de posturas do município e deixando o mato alto na parte interna ou externa, como calçadas, guias e sarjetas.

A notificação da Fiscalização Urbana é válida por um ano, ou seja, nesse período o proprietário deve manter o local limpo, senão pode ser multado entre dois e 20 mil reais. “Quando é feita a notificação, trata-se de um aviso para manter o imóvel limpo durante todo esse período de validade, caso contrário, não tem outra notificação, e sim a aplicação direta da multa.”, explica o fiscal urbano, Wallasy Carlos.

A ação é prevista pelo Código de Posturas do Município, instituído pela Lei Complementar, nº 167, de 7 de janeiro de 2021. Depois da aplicação da multa, o proprietário tem sete dias para regularizar a situação. “Caso não seja feita a limpeza do local pelo proprietário, a Prefeitura fará a limpeza e cobrará pelo serviço”, afirma o fiscal.

A limpeza dos terrenos, construções e passeios públicos é sempre de responsabilidade dos proprietários dos imóveis e ela é muito importante especialmente neste momento, por conta da proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela e de outros animais como aranhas, ratos e escorpiões.

Artigos Relacionados

Aposentadoria para trabalhadores domésticos: Advogado Dr. Antônio Carlos Fernandes esclarece os direitos da categoria

“Muitas domésticas pensam que não podem se aposentar por não contribuírem ao INSS, mas é...

Advogada Dra. Franciele Palma Maciel esclarece: quem tem direito à rescisão trabalhista em caso de falecimento do funcionário?

Segundo a advogada, a morte do empregado encerra o vínculo trabalhista e gera direitos rescisórios,...

Últimas Notícias