Prefeitura Municipal afirma que nenhuma dose de vacina vencida foi aplicada no município de Araras, SP

Lote que estaria vencido citado em uma reportagem foi aplicado antes do vencimento.

A Secretaria Municipal de Saúde de Araras (SP), informa que nenhuma dose da vacina AstraZeneca foi aplicada fora do prazo de vencimento no município. O lote 4120Z005, citado nesta sexta-feira (2) em reportagem da Folha de São Paulo, apresentava data de validade até 14 de abril.

Porém, todas as doses desse lote foram aplicadas em 28 de janeiro, ou seja, dentro do prazo de validade estipulado. Essas informações podem ser confirmadas no cartão de vacina onde constam o lote, data de aplicação e data de validade.

Fiocruz esclarece sobre doses da vacina AstraZeneca

Em relação à informação de que doses da vacina AstraZeneca teriam sido aplicadas fora da validade, a Fiocruz esclarece que os referidos lotes não foram produzidos pela instituição. Parte dos lotes (com numeração inicial 4120Z) é referente aos quantitativos importados prontos do Instituto Serum, da Índia, chamada de Covishield, e entregues pela Fiocruz ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde (MS) em janeiro e fevereiro deste ano. Os demais lotes apontados foram fornecidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS).

Todas as doses das vacinas importadas da Índia (Covishield) foram entregues pela Fiocruz em janeiro e fevereiro dentro do prazo de validade e em concordância com o MS, de modo a viabilizar a antecipação da implementação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, diante da situação de pandemia. A Fiocruz está apoiando o PNI na busca de informações junto ao fabricante, na Índia, para subsidiar as orientações a serem dadas pelo Programa àqueles que tiverem tomado a vacina vencida.

Fonte: https://agencia.fiocruz.br/fiocruz-esclarece-sobre-doses-da-vacina-astrazeneca

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT