Prefeitura Municipal anuncia implantação do projeto Trânsito Seguro em Araras, SP

Plano visa melhorias na sinalização vertical, horizontal e substituição dos atuais semáforos por equipamentos mais modernos e inteligentes; Empresa ganhadora da licitação iniciará os trabalhos na próxima segunda (16).

O prefeito Pedrinho Eliseu e o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Fernando Chieregatto anunciaram, na manhã desta quinta-feira (12), a implantação do projeto “Trânsito Seguro”, sistema que resultará no desenvolvimento de novo planejamento viário em todo município de Araras (SP), por meio da contratação de empresa especializada em sinalização de trânsito e tecnologia. O anuncio foi feito em transmissão ao vivo na página do Facebook Prefeitura de Araras. (Confira aqui)

O projeto contempla avaliação geral das questões e necessidades relacionadas ao trânsito na cidade, com melhorias na sinalização vertical, instalação de novas placas e substituição das que estão obsoletas, sinalização horizontal das vias, substituição dos semáforos por equipamentos novos e inteligentes, ligados por sistema operacional que garanta sincronização entre eles, com a possibilidade de intervenções à distância. Outra proposta é a possibilidade da implantação de ciclofaixas nas marginais Dona Renata, norte e sul.

“Nossa cidade cresceu significativamente, com novos bairros, num ritmo aceleradíssimo. E, ao mesmo tempo em que a cidade cresceu, a condição de prestação de serviços, de organização do trânsito pela Prefeitura não acompanhou esse desenvolvimento. Moral da história: precisávamos agir nesse problema e é isso que viemos anunciar para vocês. O objetivo final é garantir a maior segurança possível de motoristas e pedestres”, explicou Pedrinho Eliseu.

A empresa vencedora da licitação, FVB Construção e Sinalização, já assinou o contrato com a administração e recebeu a autorização para início das atividades de intervenção viária já na próxima segunda-feira (16).  

O engenheiro da empresa, Leonardo Urbano, esteve presente na transmissão e afirmou que a prioridade do projeto, neste primeiro momento, é a alteração semafórica na cidade, com a instalação de tecnologia de ponta, que acompanhará seu crescimento com o passar dos anos.

“Como o nome do projeto diz, o fundamental é trazer mais segurança para o trânsito de Araras. A expectativa é realizar um novo planejamento viário, com troca de placas, mudança de toda parte de sinalização vertical e horizontal e principalmente, instalação de novos equipamentos semafóricos. Hoje, andando por Araras, podemos perceber uma dinâmica de “anda e para”, o que causa muitos acidentes. A partir de agora, Araras vai contar com uma nova tecnologia, que acompanhará o crescimento da cidade”, explicou Leonardo.

Por meio da instalação de semáforos inteligentes, o fluxo de veículos se tornará mais ágil, podendo diminuir congestionamentos e evitar acidentes, por meio de tecnologia que funciona por meio de luz solar e baterias e são totalmente integrados a um Centro de Controle Operacional.

“Essa empresa vem para Araras para ajudar nas questões relacionadas ao nosso trânsito, motoristas e pedestres. O povo ararense ganha muito com essa oportunidade de modernizar e reformular a mobilidade urbana” comentou  Fernando Chieregatto.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT