Prefeitura Municipal reforça combate à dengue com atividades em escolas e unidades de saúde de Araras, SP

clique na imagem e saiba mais

Equipes do Setor de Controle de Endemias realizam ações coletivas que estimulem a população na eliminação de criadores do mosquito Aedes aegypti.

A Prefeitura Municipal de Araras (SP) segue intensificando os trabalhos de combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e também de conscientização da população.

 Nesta semana, equipes do setor de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, realizam ações coletivas em escolas e unidade de saúde, com o objetivo de reforçar a importância da participação popular nas ações preventivas contra a doença.

A primeira atividade da Semana Estadual de Mobilização Social contra a Dengue aconteceu na Emef Professor Francisco Salles, no Jardim São João – bairro com a maior concentração de casos confirmados na cidade. A ação envolveu 246 alunos da escola, que participaram de jogos interativos sobre o combate à doença.

Também estão sendo entregues panfletos nas salas de espera das unidades de saúde e há funcionários treinados para tirar dúvidas da população de como eliminar objetos que possam acumular água e servir como criadouro do mosquito 

“Essa é uma ação diferenciada destinada a fortalecer a conscientização das pessoas no combate à dengue. Precisamos da colaboração de todos para eliminarmos criadouros do Aedes e evitar novos casos na cidade”, disse Paloma Eduarda Esteves de Carvalho, agente de endemias e integrante do setor de Informação, Educação e Comunicação da equipe.

Este ano, até o momento, foram confirmados 70 casos de dengue em Araras, sendo 67 autóctones (contraídos no próprio município) e 3 importados. Além disso, há 10 pacientes aguardando resultado de exame para diagnóstico. A região norte da cidade é a que possui mais casos confirmados – ao todo, são 36.

Pacientes que apresentarem sintomas de dengue, como febre alta (entre 39° e 40°), dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas, erupções na pele, dores nos ossos e articulações, náuseas e vômitos, devem procurar atendimento nos postos de saúde de Araras.

As unidades estão equipadas para atender a população em caso de necessidade de hidratação endovenosa. Não existe tratamento específico contra o vírus da dengue, mas é importante que o paciente evite a desidratação.

Mais informações podem ser obtidas no setor de Controle de Endemias pelo telefone 3132-0575.