Prefeitura Municipal vai inaugurar escola no Jd. Dalla Costa no dia 18 deste mês em Araras, SP

Anúncio
Clique na imagem. Link direto para Whatsapp


Prédio que fica na Rua Doutor Hélio Furlan atenderá demanda de ensino infantil de vários bairros da região.

A Prefeitura Municipal de Araras (SP) reforça a cada dia o compromisso com a Educação e realiza ações para ampliar o acesso de estudantes às escolas municipais. A Emei Professora Maria Mendes Marques será inaugurada no dia 18, a partir das 9h, no Jardim Dalla Costa, para oferece mais vagas a crianças da região e tranquilidade aos pais.

A solenidade de entrega da unidade, que também recebe investimentos do Governo do Estado, por meio do FDE (Fundo para o Desenvolvimento da Educação), contará com representantes do Governo do Estado. A escola irá atender aproximadamente 200 alunos de 0 a 5 anos.

O prédio, que fica na Rua Doutor Hélio Furlan, atenderá a demanda de ensino infantil de vários bairros da região e conta com salas pedagógicas, berçários com fraldário, lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviços. A unidade foi construída seguindo todas as normas de segurança e acessibilidade vigentes.

“Nossa gestão tem superado demandas históricas da Educação no município. Estamos preocupados com nossos alunos, o futuro da nossa cidade, do nosso Brasil. Sem falar da valorização dos professores, que são o alicerce para uma educação de qualidade. Já entregamos uma escola no mês passado, a próxima está chegando e outras duas serão inauguradas até o fim do ano. Educação de qualidade é compromisso da Prefeitura de Araras”, comentou o prefeito Junior Franco.

Patronesse

Quem dá nome à escola é a professora Francisca Maria Mendes Marques, natural de Itapira (SP). Dona Chica, como era conhecida, nasceu em 5 de agosto de 1929 e se mudou para Araras, aos nove anos, com a mãe Hilda Baiardi.

Estudar sempre fez parte da vida de Francisca, que andava 12 quilômetros do sítio até a escola Julio Mesquita, em Itapira, sempre seguida por um cachorro, ou por um carneiro. De lá para continuar os estudos, ganhou bolsa da Prefeitura de Araras, pois naquela época as escolas públicas cobravam uma taxa. O Rotary Clube doou os livros e, assim, ela foi estudar na escola Cesário Coimbra. Dedicada, sempre se destacou ficando nos primeiros lugares.

Em 1945, tendo exemplos como Vicente Padovani, Laerte Michelin, Irma Cressoni, Paulo Russo, Paulo Barbosa, Francisca se formou no ginásio. Prosseguindo seus estudos, ainda com auxílio do Rotary, cedendo todo material, se graduou na escola Normal de Itapira.

Em 1948, retornou para Araras onde seus trabalhos como professora logo foram exigidos. Por um ano e meio, trabalhou na Escola Mista da Fazenda Belmonte. Depois prestou concurso, se efetivando na Escola Mista Bela Vista, em Itapira, que lhe daria a chance de crescer na profissão. Em 1951 foi para a Fazenda Cascata em Araras. Em seguida, começava seu caminho pelas salas do Vergueiro, Justiniano, onde foi mestra por 25 anos e também vice-diretora.

Casou-se em 1953 com Herculano Marques, que conheceu nos bailes da vida. Teve quatro filhos: Ademir, Ademilde, Adelma e Adelci.

Pós-graduada em pedagogia pelo Centro Universitário Barão de Mauá em 1967, Francisca Maria Mendes Marques também se graduou em licenciatura pelo Centro Universitário Moura de Lacerda em 1973. Especializou-se em semiologia da comunicação, aprendizagem de matemática e seus fundamentos filosóficos, metodologia do ensino superior, administração e supervisão escolar, língua portuguesa, psicopedagogia e mestrado em educação.

Dona Chica foi professora titular de orientação de estágio no Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson, professora titular de prática de ensino e também titular de didática da mesma universidade.