Uma mulher de 62 anos sem comorbidades morreu no sábado (25). Cidade já tem 176 casos confirmados da doença.

Diante da ameaça de uma epidemia de dengue nos próximos 15 dias, a Prefeitura de Araras (SP) decidiu endurecer as medidas contra o mosquito Aedes aegypti. Além das ações de combate, quem for flagrado com criadouros do mosquito em casa será multado. A fiscalização será intensificada pelas equipes da Vigilância Epidemiológica, e os moradores que não eliminarem focos de dengue em seus imóveis poderão sofrer penalidades financeiras.
A reestruturação do Comitê Municipal de Combate ao Aedes aegypti foi uma das primeiras medidas tomadas. Em reunião realizada na segunda-feira (27), no gabinete do prefeito Irineu Maretto, foram definidas estratégias emergenciais para conter a proliferação do mosquito e reduzir os casos da doença.
Multas para quem mantiver criadouros
A fiscalização será rigorosa, e qualquer foco do mosquito encontrado pode render multa. As equipes da Vigilância Epidemiológica irão intensificar as visitas, e os moradores que não colaborarem poderão ser penalizados.
Além da fiscalização, a Prefeitura também anunciou a aquisição de testes rápidos para diagnóstico da dengue, treinamento dos profissionais de saúde para o uso desses testes, compra de nebulizadores e pulverizadores, além do fortalecimento da campanha de vacinação.
“Não mediremos esforços para controlar a rápida proliferação do mosquito da dengue. O que estiver ao nosso alcance, administrativamente, será feito. É necessário também contarmos com o auxílio da população neste momento. Peço para que vistoriem seus quintais e eliminem possíveis objetos que possam acumular água e servir de criadouros do mosquito”, alertou o prefeito Irineu Maretto.
Epidemia pode ser decretada em 15 dias
A cidade já registra 176 casos confirmados de dengue e, segundo a Secretaria da Saúde, uma epidemia pode ser decretada em até duas semanas. A cidade registrou a primeira morte por dengue este ano, informou a prefeitura nesta quinta-feira (30). A vítima é uma mulher de 62 anos sem comorbidades que morreu no sábado (25). Em 2024, Araras somou 1.828 casos da doença e quatro mortes.
Vacinação disponível
A vacina contra a dengue está disponível gratuitamente em todas as salas de vacinação da cidade. No entanto, a imunização é recomendada apenas para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária com maior risco de complicações e internações.
Limpeza pública e multa para descarte irregular
Além das multas para quem tiver criadouros do mosquito, a Prefeitura também está fiscalizando o descarte irregular de entulhos nas ruas. Uma força-tarefa da Secretaria de Serviços Públicos trabalha na remoção de resíduos, mas novos descartes estão proibidos conforme o decreto nº 7.745, de 10 de janeiro de 2025. Quem for flagrado jogando entulho em vias públicas poderá ser multado em 60 UFESP, o equivalente a R$ 2.221,20.
Com essas ações, a Prefeitura busca evitar um surto ainda maior da doença e pede a colaboração da população para eliminar possíveis criadouros do mosquito.
