Prêmio busca reconhecer iniciativas de cultura lideradas por mulheres

Happy young casual African woman boss in eyeglasses leading discussion, chatting to colleagues at modern light office. Smiling attractive black female leader presenting project at loft workplace.

Com inscrições até 21 de junho, a primeira edição do Prêmio Inspirar pretende reconhecer e impulsionar financeiramente o trabalho de mulheres de comunidade vulneráveis do RJ e PE.

Realizada pelo Instituto Neoenergia, a 1ª edição do Prêmio Inspirar busca valorizar iniciativas de arte e cultura que promovam transformações sociais e acelerem o progresso sustentável lideradas por mulheres de comunidades vulneráveis da Baixada Fluminense (RJ) e de Pernambuco.

As lideranças femininas poderão se inscrever no prêmio até o dia 21 de junho. Os projetos devem atender aos critérios de Inspiração, Transformação, Articulação e Diversidade/Criatividade.

Os finalistas ainda passarão por uma votação popular, na qual a sociedade civil vai escolher, entre os dias 7 e 20 de setembro, as vencedoras do Prêmio.

A cerimônia de premiação será online, com transmissão nos canais do Youtube e Facebook da Celpe e da Neoenergia, no dia 23 de setembro.

A proposta da premiação está em consonância com o chamamento da ONU à Década da Ação, que busca engajar as empresas, governos e sociedade civil para o cumprimento das metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030.

Na primeira edição, o prêmio definiu o fortalecimento do ODS 5 (Igualdade de Gênero) e vai contemplar iniciativas lideradas por mulheres, cis ou trans, e de grupos sub-representados, como o de povos originários, quilombolas, negros, minorias étnicas, PcD e LGBTQI+.  

Podem participar pessoas físicas (mulheres com mais de 18 anos), grupos ou coletivos não formalizados liderados por mulheres, microempreendedoras individuais (MEI), produtoras culturais e instituições sem fins lucrativos que tenham atuação no campo da arte e cultura e sejam lideradas por mulheres.

Para mais informações, clique aqui.

Para se inscrever, clique aqui.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT