Prepare o bolso: reajuste da mensalidade escolar de 2025 deve superar a inflação

De acordo com levantamento realizado por plataforma especializada em instituições de ensino, o aumento médio da mensalidade para o ano letivo de 2025 deve ficar entre 8% e 10%.

É pai, mãe ou responsável por criança ou adolescente que estuda em escola particular? Prepara o bolso, o reajuste da mensalidade do ano que vem deve vir acima da inflação. E bem acima.

De acordo com levantamento realizado por plataforma especializada em instituições de ensino, o aumento médio da mensalidade para o ano letivo de 2025 deve ficar entre 8% e 10%.

Se esse percentual se confirmar, significa o dobro da inflação projetada para 2024, que é de pouco menos de 4,5%, neste momento. Ao todo, 680 escolas de todas as regiões do país responderam ao questionário, que permitiu chegar à média.

Ainda segundo o levantamento, os estados com os maiores índices de reajuste devem ser Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Importante ressaltar que não existe nenhuma lei que limite o valor do reajuste das escolas particulares; no entanto, as altas devem ser justificadas aos pais e responsáveis.

Para reajustar os valores cobrados, as escolas costumam levar em conta, além de índices inflacionários, também os reajustes salariais de professores e demais funcionários, investimentos feitos nas unidades escolares e a taxa de inadimplência.

Artigos Relacionados

Preços voltam a subir, mas abastecer com etanol segue vantajoso em relação à gasolina

Em ambos os casos, houve uma pequena alta, na primeira semana de dezembro, na comparação...

Picanha sobe 15% de um ano pra outro e deve encarecer churrasco no Natal, aponta Fipe

Outros cortes experimentaram altas ainda maiores, como são os casos do filé mignon, que subiu...

DA CRISE AO SUCESSO: Isabela Arsene transforma necessidade durante pandemia em empreendedorismo com pudins artesanais em Araras, SP

Atualmente, ela sonha em expandir seu negócio, que já é um sucesso. Para quem ainda...

Últimas Notícias