Saiba o que levar e quais são os itens proibidos no dia da prova.

No próximo domingo, 4 de novembro, os mais de 5,5 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 irão realizar as provas que serão aplicadas em 1.725 municípios brasileiros. Depois de muito tempo de preparação, esse é um momento importante, em que os participantes vão em busca de um sonho em comum: ingressar no ensino superior. São diversas as possibilidades de começar a faculdade em 2019 por meio dos resultados do Enem. Porém, para isso, é preciso garantir um bom rendimento no exame. Então, para não deixar essa chance passar e evitar contratempos é importante ficar atento a alguns detalhes dessa primeira fase das provas.

Enem dia da prova: informações para a primeira fase

O horário Enem primeiro dia é algo que os candidatos devem ficar alerta, pois, este ano, o horário de verão terá início no primeiro dia da prova. Com isso, dez estados entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, também o Distrito Federal, precisarão adiantar os ponteiros à meia-noite de sábado, 3, para o domingo, 4, em uma hora. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, pelo horário de Brasília. A prova começa às 13h30.
Saber tudo que cai no Enem no primeiro dia também é importante. Alguns estudantes se dedicam por bastante tempo aos estudos, porém podem se atrapalhar na ordem das áreas do conhecimento que serão aplicadas em cada fase da avaliação. Neste domingo, as questões a serem resolvidas serão de linguagens, ciências humanas, além da redação, que deve ser produzida no gênero textual dissertativo-argumentativo em um mínimo de 8 e máximo 30 linhas. Textos com menos de 7 linhas serão desclassificados.
O que levar no dia do Enem também deve ganhar uma atenção especial, isso porque, o único tipo de caneta aceita é a de tinta preta, fabricada em material de tubo transparente, conforme descrito do Edital do Enem 2018. Levar um documento oficial com foto também é indispensável, neste caso não serão aceitos documentos apresentados em formato digital.
É proibido levar qualquer material impresso, tais como livros e apostilas. Borracha, caneta de material não transparente, corretivo, dispositivos eletrônicos, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados e imagens, vídeos e mensagens, óculos escuros, relógio, bonés e gorros também estão na lista dos itens proibidos no Enem.
Levar ou não o cartão de confirmação do Enem 2018? Se esse é o seu dilema saiba que o Inep, órgão responsável pela aplicação do exame não exige que os participantes levem no dia da prova, porém recomenda que imprimam e levem para evitar possíveis dificuldades. Afinal, esse documento possui informações importantes como o local, data e horário de prova, bem como número da sala, opção de língua estrangeira escolhida e atendimento específico e especializado, caso solicitados e aprovados.
Vai precisar faltar ao trabalho para fazer o Enem? Não se esqueça de acessar a página do participante e imprimir a declaração de comparecimento. O documento deve ser levado no dia da prova para colher a assinatura do Coordenador de Local. Saiba mais informações de como justificar ausência.
Mais informações acesse: https://enem.inep.gov.br/

Para os ararenses que irão prestar a primeira prova do Enem 2018 no domingo (4), seguem algumas dicas, principalmente para não chegarem atrasados: neste dia serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias / redação / ciências humanas e suas tecnologias, com duração de cinco horas e meia.

No domingo os portões dos locais de prova ficarão abertos entre 12h e 13h. Após este horário ninguém poderá entrar. Os candidatos devem estar atentos onde realizarão o exame e para isso basta consultar no cartão de confirmação disponível no site enem.inep.gov.br – clicar em página do participante informando CPF e a senha cadastrada na inscrição.

TRANSPORTE PÚBLICO EM ARARAS

Para quem depende do transporte público, o TCA (Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras) ressalta que no domingo o horário de circulação dos ônibus seguirá o cronograma normal adotado aos finais de semana, ou seja, zona leste de 40 em 40 minutos e demais localidades a cada uma hora e meia. Havendo necessidade serão colocados reforços.
No entanto, a autarquia alerta que a frota é reduzida aos finais de semana e sugere que os candidatos saiam antes de casa para evitar atrasos. Os horários de circulação dos ônibus estão disponíveis em www.smtca.sp.gov.br/itinerário.

HORÁRIO DE VERÃO

No dia da prova o horário brasileiro de verão estará em vigência. Os relógios deverão ser adiantados em uma hora a partir das 0h do domingo (4).

O QUE LEVAR?

Para realizar o exame é obrigatório que o candidato esteja munido dos seguintes itens:

• Caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente;
• Documento oficial de identificação original com foto;
• Cartão de Confirmação de Inscrição (aconselhável);
• Declaração de Comparecimento impressa para assinatura do Chefe de Sala (caso precise do documento).

SEGUNDA ETAPA

A segunda parte do Enem está marcada para o próximo dia 11 com as provas de ciências da natureza e suas tecnologias / matemática e suas tecnologias. Nesta etapa os candidatos terão cinco horas para resolver as questões.


Aviso: Os comentários só podem ser feitos via Facebook e são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros, sendo passível de retirada, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Tem uma sugestão de reportagem? Nos envie através do WhatsApp (19) 99861-7717.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here