PROCON ORIENTA SOBRE COMPRAS PARA O DIA DOS NAMORADOS

A Fundação Procon/SP, alerta sobre as compras para o Dia dos Namorados, a ser comemorado no próximo dia 12.

De acordo com a instituição de defesa do consumidor, qualquer compra é necessária a pesquisa de preços, evitando a compra por impulso.

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Orientações

Para flores, é recomendável a pesquisa de preço, tipo da flor e do arranjo antes de escolher, pois dependendo do material utilizado o preço poderá ter alterações consideráveis.

Para a entrega em outros estados, peça informação de pessoas de sua confiança e não deixe de verificar o valor do frete. Tudo deve ser feito por escrito: tipo de flores ou arranjo, horário, local e mensagem. Solicite confirmação da entrega e exija nota fiscal ou recibo. Não se esqueça de confirmar se a pessoa recebeu tudo, reclame caso haja divergência entre a encomenda e a entrega.

Para comprar cestas de café da manhã, a diretora de Defesa do Consumidor pede para que sejam procuradas empresas com referências de pessoas que já utilizam os serviços para pessoas conhecidas. Informe-se sobre o seu conteúdo número de itens, marca, quantidade, qualidade, tipo de produtos e se são incluídos outros artigos. Os itens não alimentícios devem ser embalados separados dos alimentos. Para pessoas com restrições alimentares (hipertensos, diabéticos) é necessário ter cuidados especiais com a escolha. Faça constar no pedido preço, horário e local da entrega.

Se os casais preferirem comemorar a data em restaurantes e casas noturnas é importante observar as cobranças pelos serviços e couvert artístico. Em hotéis e motéis é fundamental notar os preços dos itens contidos no frigobar e quantas horas compreendem a diária/pernoite.

Vestuário

Ao escolher comprar peças de vestuário ou calçados o importante é verificar a possibilidade de troca de tamanho, cor e modelo, pois caso o produto não tenha defeito a loja não é obrigada a trocar. Se houver comprometimento de troca, este deverá ser por escrito.

Sobre as compras de cosméticos e perfumes há a necessidade de verificar rotulagem, data de validade, composição (caso a pessoa presenteada apresente quadro alérgico), cuidados no manuseio e armazenamento e nome, endereço e CNPJ do fabricante/importador. Para cosméticos é preciso verificar se há o número de registro do Ministério da Saúde. Produtos importados devem trazer estas informações traduzidas para o português.

Se a escolha for por eletroeletrônicos solicite sempre que possível, o teste no aparelho escolhido e a demonstração de funcionamento. Este teste é muito importante, pois se ao chegar em casa o aparelho não funcionar, o fornecedor terá 30 dias para reparar o produto e devolvê-lo ao consumidor.

Um dos presentes preferidos pelos casais nos últimos anos são os telefones celulares. O Procon alerta que é preciso ficar atento às cláusulas restritivas dos contratos das operadoras, como a quantidade de minutos disponíveis para as ligações, abrangência geográfica do plano, entre outros itens.

O comércio sempre prepara promoções em datas comemorativas como esta. Antes de adquirir um produto ou um serviço em promoção, é interessante refletir se as vantagens oferecidas atendem as necessidades de quem compra e de quem será presenteado no que diz respeito a preço, quantidade, qualidade, entre outros. O Procon recomenda que todo o material publicitário e o regulamento das promoções devem ser lidos e guardados.

Os produtos importados também estão sujeitos às normas do Código Defesa do Consumidor. Desta maneira, devem conter informações claras, precisas e em língua portuguesa, indicando composição, data de fabricação e prazo de validade, bem como identificação completa do importador.

Vitrines

Produtos expostos em vitrines devem ter o preço à vista afixado, bem como as condições de pagamento. Para pagamentos efetuados com cartão de crédito à vista, o preço não deve sofrer alteração. Lojistas que aceitam cheques não podem impor limite de prazo de abertura da conta corrente para aceitá-los.

Compras feitas fora do estabelecimento comercial (telefone, internet, caixa postal), podem ser canceladas dentro do prazo de sete dias, contados da assinatura do contrato ou do recebimento do produto e o consumidor tem direito a devolução dos valores já pagos. O pedido de cancelamento da compra deve ser feito por escrito. Para efetuar reclamação de vício o prazo é de 30 dias para produtos duráveis e 90 dias, para não duráveis.

Mais informações o Procon de Araras (SP), atende em dois endereços:

CAM “Antonio Casadei”
Av. Zurita, 681 – Belvedere
Atendimento de segunda, terça, quinta e sexta-feira das 9h às 13h
CAM “Guerino Bertolini”
Av. Irineu Carroci 600 – José Ometto II
Atendimento de segunda a sexta-feira das 9h às 16h