Procon-SP notifica WhatsApp por apagão do aplicativo

Órgão de defesa do consumidor quer saber motivos que levaram à pane e indicou que falhas internas não eximem a plataforma de responsabilidade.

O Procon-SP notificou o WhatsApp por conta do apagão registrado pelo serviço durante quase 6 horas na última segunda-feira (4). A falha também impediu acesso ao Facebook e ao Instagram.

A notificação questiona os motivos que levaram à queda do WhatsApp. Ao informar sobre a decisão, o diretor do Procon-SP, Fernando Capez, apontou que muitas pessoas sofreram prejuízos por conta da queda do aplicativo. “Somente em caso fortuito externo, que é um terremoto ou um evento muito forte, poderá isentar o WhatsApp de responsabilidade”, disse Capez.

“Falhas internas não eximem a responsabilidade da prestadora de serviço”, continuou. “O consumidor que se sentir prejudicado com a queda do sinal deverá aguardar as informações prestadas pelo WhatsApp ao Procon”, continuou.

Pane no Facebook

A empresa afirmou na noite de segunda-feira que o problema foi causado por um defeito durante a alteração em suas configurações. “Queremos esclarecer que acreditamos que a causa da queda foi uma mudança de configuração”, disse a companhia.

A falha estava nos roteadores de backbone, uma espécie de espinha dorsal de um sistema – entenda como ocorreu a pane. Em seu comunicado, o Facebook pediu desculpas aos usuários pelo apagão. “A todas as pessoas e empresas que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de nossas plataformas”.

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ÁGIL DPVAT