“Sou professor e digo: tá feia a situação. Grande parte dos alunos sem limites, perturbados, agressivos, sem o mínimo de educação e respeito”.
Na tarde de segunda-feira (9), nossa reportagem publicou uma matéria policial revelando um grave incidente na Escola Estadual Dr. Cesário Coimbra, em Araras (SP). Após a detonação de uma “bomba” no banheiro, um aluno danificou portas com chutes e ofendeu a vice-diretora.
Professor Jorginho Oliveira Desabafa nas Redes Sociais: “Tá Feia a Situação”
O conhecido professor Jorginho Oliveira, figura respeitada na comunidade escolar de Araras, usou suas redes sociais para expressar sua indignação e preocupação com o estado atual da educação. Em seu desabafo, ele destacou:
“Sou professor e digo: tá feia a situação. Grande parte dos alunos sem limites, perturbados, agressivos, sem o mínimo de educação e respeito. Estão na escola contra a própria vontade e assim, arrebentam com o emocional de todos, inclusive dos próprios colegas de classe. Essa galera só tem direitos e ninguém diz a eles sobre os deveres, podem fazer o que quiserem na escola que está tudo bem. O máximo é encaminhar para o ‘psicólogo’. Se falar alto com o ‘alecrim dourado’, os pais invadem a escola pra ameaçar e agredir professor, ameaçam com BO, que é do crime, que já foi presa, etc, etc, etc. Agem como bichos, demonstrando a máxima de que a criança reproduz na escola o que vive em casa, o exemplo que possuem e a educação que recebem. Assim, nossa educação está indo para o ralo abaixo, junto com o futuro decente que o país deveria ter e nunca vai ter. Pobres dos bons alunos que vão na escola estudar porque desejam uma vida melhor, pobres professores e gestores escolares, estão reféns da bandidagem e da falta de limites de muitos delinquentes juvenis e de muitos pais que não deveriam ter colocado uma criança no mundo. Amo ensinar, viver a escola, compartilhar o que aprendi nas melhores universidades públicas, com ótimos mestres, no entanto, a terra nesse momento não dá frutos, está muito arenosa, é pedregulho, é deserto seco e sem vida. ‘Pérolas jogadas fora…’ Até quando? Socorro, sociedade!!!”
Detalhes da Ocorrência
Na noite de quinta-feira (5), uma ocorrência na Escola Estadual Doutor Cesário Coimbra mobilizou a Polícia Militar de Araras (SP). A equipe foi acionada via COPOM e, ao chegar ao local, os policiais entraram em contato com a vice-diretora, que relatou o incidente.
Segundo a vice-diretora, uma “bomba” foi detonada no banheiro masculino da escola, causando danos significativos. Dois vasos sanitários foram destruídos, assim como duas portas de acesso. Enquanto a vice-diretora recolhia os destroços, foi ofendida e desrespeitada pelo aluno K.H.S., que proferiu palavras de baixo calão e posteriormente danificou a porta de entrada do banheiro com chutes.
Ela relatou que, ao tomar ciência da explosão, dirigiu-se ao local para recolher os cacos do vaso sanitário. Durante a limpeza, um pedaço de melancia foi jogado em sua direção. Ao fechar a porta do banheiro, o aluno começou a desrespeitá-la com várias ofensas verbais, chamando-a de “vaca, biscate, diretora de merda”.
O aluno recusou-se a fornecer sua versão dos fatos aos policiais. Após o incidente, ele foi liberado no local para a guarda de sua mãe. A ocorrência foi registrada no Boletim de Ocorrência da Polícia Militar, atendida pelo PM Felipe. O caso será encaminhado às autoridades competentes para as devidas providências.