Professor Manoel Armando Azevedo dos Santos participa de sessão na Câmara Municipal e fala sobre os trabalhos da ETE em Araras, SP

Manoel Armando Azevedo dos Santos é professor aposentado da USP e detentor de patente que utiliza de processo de biorremediação acelerada por microorganismos autóctones.

Desde junho de 2.021 o SAEMA – Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras (SP), está utilizando sistema de biorremediação no tratamento de efluentes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com uso de microrganismos autóctones, que atualmente conta com uma eficiência de 67%. A estação estava desativada desde 2.015, e o município durante todos estes anos, jogou todo seu esgoto sem nenhum tipo de tratamento no rio Mogi Guaçu.

LEIA TAMBÉM: Secretaria Municipal de Saúde inicia levantamento epidemiológico da Covid-19 em Araras, SP

Análises do tratamento do esgoto

As análises do tratamento do esgoto da ETE de Araras são feitas pelo Hidrolabor Laboratório de Controle de Qualidade Ltda, da cidade de Sorocaba (SP). “Estamos muito felizes com o resultado, prova que nosso trabalho vem dando resultado, diferente do que andam maldosamente pregando na cidade. Para nós, e para aqueles que nos cobram com seriedade, esse número de mais de 67% de eficiência é motivo de alegria e esperança para o nosso futuro” comemorou o presidente executivo do Saema, Alexandre Castagna.

LEIA TAMBÉM: Anvisa recebe nova ameaça para negar uso da vacina contra a Covid-19 em crianças

Sessão Ordinária na Câmara Municipal

Na noite de quarta-feira (3), o Saema convidou Manoel Armando Azevedo dos Santos, professor aposentado da USP – Universidade de São Paulo (USP), participou da 39ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal, onde explicou o funcionamento do sistema que ele é detentor da patente de processo de biorremediação acelerada por microorganismos autóctones.

O professor afirma que, nesse sistema, não é utilizado produto químico, mas microorganismos que naturalmente fazem o processo de remediação. Santos destaca que a Sabesp utiliza esse sistema e que a maior vantagem dele é não gerar resíduos. Assista abaixo:

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT