Programação de férias da Casa Mário de Andrade está com inscrições abertas

As atividades dedicadas ao escritor modernista promovem discussões sobre sua vida e obra.

O museu Casa Mário de Andrade, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, oferece diversos cursos gratuitos e on-line durante o mês de julho.

Nos encontros do curso (In)visibilidades do Modernismo, mediados por integrantes do Projeto Rolê 22, o público terá oportunidade de conhecer os estudos realizados por escritores, artistas e pesquisadores que atuam em prol de novas releituras do modernismo, com a inclusão de artistas, conceitos e práticas que permanecem desconhecidos do grande público. A cada encontro, um convidado fará a apresentação de sua pesquisa. O curso acontecerá pela plataforma Zoom às quintas-feiras de julho, dias 1, 8, 15 e 22, das 19h às 21h. As inscrições podem ser feitas até o dia de cada encontro neste link.

No curso Contribuições Banto para a formação do patrimônio cultural afro-brasileiro serão apresentadas ao público as contribuições Banto e os estudos deixados por Mário de Andrade sobre as danças dramáticas do Vale do Paraíba, com destaque para as congadas e suas variações. Os encontros acontecerão pelo Zoom às terças-feiras, dias 6, 13, 20 e 27 de julho, das 19h às 21h. As inscrições estão disponíveis neste link até o dia 6 de julho.

A conturbada amizade entre Anita Malfatti e Mário de Andrade à luz da produção artística da pintora de O homem amarelo e a recepção crítica do autor de Macunaíma será o tema do curso Anita Malfati e Mário de Andrade: Encantos e reveses. As aulas serão ministradas às quartas-feiras, 7, 14, 21 e 28 de julho, das 19h às 21h, pela plataforma Zoom. Para se inscrever, é necessário acessar este link até o dia 7 de julho.

A casa de Mário de Andrade era um importante ponto de encontro para os amigos modernistas. Em vídeo realizado pelo educador Arthur Major, serão apresentados os frequentadores assíduos da casa, que viriam a compor o Grupo dos Cinco, composto por Mário de Andrade, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. A atividade será disponibilizada pelo Instagram do museu no dia 15 de julho às 16h30.

Na atividade As músicas do turista aprendiz, com exemplos musicais e narrativas direcionadas ao público infanto-juvenil, os participantes terão oportunidade de conhecer a pesquisa musical realizada por Mário de Andrade, na década de 1920, pelas regiões Norte e Nordeste do país, que resultou em seu livro O turista aprendiz. Pelo zoom, a atividade será realizada no dia 17 de julho, das 16h30 às 18h. As inscrições estão abertas até o dia do evento aqui.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT