Projeto busca capacitar jovens em situação de acolhimento institucional

Latin students in the classroom. students doing group study.

Desenvolvido pela Instituto Devolver, o projeto Jovem Aprendiz Social busca inserir os jovens no mercado de trabalho antes que deixem o acolhimento.

Iniciado em janeiro de 2021, o Programa Jovem Aprendiz Social busca inserir jovens de 14 a 17 anos no mercado de trabalho antes deles terem de deixar as casas de acolhimento institucional. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Devolver com a ajuda de educadores voluntários e por meio de parcerias com empresas estratégicas.

A proposta do projeto é treinar, capacitar e criar oportunidades para adolescentes em serviços de acolhimento ou que vivem em situação de vulnerabilidade social.  Os jovens passam por uma capacitação de, no mínimo, seis meses, tendo acompanhamento de seu desenvolvimento e planejamento de carreira.

Desde 2018, o Instituto Devolver atua para transformar a realidade de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade e auxiliar projetos sociais e ONGs por meio do E-commerce Social, que busca dar transparência ao doador através de uma lista de necessidades das instituições certificadas. 

No E-commerce Social, para doar basta acessar o site, escolher o produto e a instituição que precisa daquele produto e finalizar a ‘compra’. O instituto se responsabiliza pela entrega e envia o comprovante ao comprador.

Até agora a iniciativa arrecadou mais de R$ 1,2 milhão em doações, valor revertido em cestas básicas, material de higiene e limpeza e material escolar para crianças, jovens e famílias das casas credenciadas.

Atualmente, são mais de 13 mil crianças e adolescentes impactados, 58 instituições apoiadas em diversos estados do Brasil e 15 empresas parceiras. 

Além das doações, o Devolver realiza um trabalho de consultoria junto às instituições que, por falta de estrutura ou documentação, não conseguem se certificar, o que inclui desde a criação do CNPJ e do estatuto social até entender os objetivos, missão e valores, passando por estruturação jurídica e consultoria financeira.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT