Durante o evento, dirigentes e militantes debateram assuntos nacionais. No cenário municipal, o PT reafirmou sua posição de oposição ao governo atual.

A nova direção do Partido dos Trabalhadores (PT) de Araras (SP) tomou posse no sábado (12), em cerimônia realizada na sede da legenda, no Centro da cidade. O professor e ex-vereador Valdemir Gomes, o Mami, assume a presidência no lugar de Roberta Barbinato, que passa a desempenhar funções em âmbito estadual dentro do partido.
Durante o evento, dirigentes e militantes debateram assuntos nacionais. No cenário municipal, o PT reafirmou sua posição de oposição ao governo atual. “Vamos continuar trazendo recursos do governo Lula ao município, mas temos divergências em relação à política apresentada até o momento da gestão atual. A cidade segue estagnada e ainda não temos respostas em relação ao endividamento do município”, disse o presidente empossado, Mami Gomes.
A dirigente também comentou sobre o parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), que apontou graves inconsistências fiscais e orçamentárias nas contas da Prefeitura de Araras referentes a 2022 e 2023. As contas da gestão do ex-prefeito Pedrinho Eliseu, que deixou o cargo em 2024, estão sob suspeita e foram encaminhadas ao Ministério Público para eventual apuração de ilícitos dolosos. Em nota, Eliseu afirmou que o órgão “tem razão em parte do que foi apontado” e que o parecer será objeto de defesa e julgamento no TCE.
“Durante a campanha eleitoral de 2024, apontamos o endividamento do município em mais de R$250 milhões, questões ambientais, problemas de saneamento, caos na saúde pública, na merenda escolar e na Arapev. Tudo isso foi confirmado agora pelo parecer do Tribunal de Contas sobre a gestão Pedrinho Eliseu. Nossa candidatura foi a única a se comprometer com uma auditoria das contas e desta dívida”, relembrou Roberta.
O PT também se comprometeu a cobrar respostas da administração municipal sobre a dívida deixada pela gestão anterior, além de políticas relacionadas a TCA, saneamento básico, tratamento de esgoto e meio ambiente, visando tornar Araras uma cidade mais justa e sustentável.