Quais são os melhores investimentos a longo prazo?

Saiba como aplicar bem o seu dinheiro e ter lucros a longo prazo de maneira segura e eficaz. Confira agora os cinco melhores investimentos a longo prazo.

Nem sempre o melhor investimento é aquele que apresenta rendimentos no mesmo instante, em apenas dias ou semanas. Já que para garantir um bom retorno no mercado financeiro é preciso estar em constante observação e ter paciência, garantindo bons resultados e, também, um bom lucro.

Para isso, é necessário ter conhecimento das mais variadas maneiras de aplicar o seu dinheiro, levando em consideração, até mesmo, os fundos da previdência privada.

Se você ainda está em dúvida sobre a maneira correta de aplicar o seu dinheiro, não se preocupe.

Por meio deste artigo, será possível entender mais sobre o mundo das finanças e como fazer o seu dinheiro render por vários anos. Assim, ao se aposentar, haverá a possibilidade de aproveitar todos os frutos do investimento. Confira agora e boa leitura!

Afinal, o que é um investimento a longo prazo?

Quando falamos em investir a longo prazo, significa que desejamos aplicar o dinheiro de uma forma que ele seja resgatado, com juros e correções, daqui a alguns anos.

Na maior parte dos casos, os investidores costumam utilizar esse capital acumulado quando já estão aposentados e desejam parar com todas as suas atividades para viver dos rendimentos.

Muitos analistas acreditam que esse tipo de investimento pode conseguir se manter por, pelo menos, sete anos após a sua aplicação.

No entanto, também há quem diga que os resultados já podem ser vistos em apenas cinco anos a partir do período de aplicação. Ou seja: você conseguirá ter um retorno relativamente rápido.

Por que devo investir a longo prazo?

Se pararmos para analisar bem, um investimento a longo prazo pode ser o mais vantajoso dentre os demais.

Isso porque, quanto maior for o tempo em que o seu dinheiro permanece investido, maior será o seu rendimento, como uma consequência para essa ação. A “mágica” acontece graças aos juros compostos.

Mais uma das vantagens de aplicar o seu dinheiro e resgatar os rendimentos daqui a alguns anos é proteger o seu patrimônio.

Isso acontecerá porque o valor guardado terá um rendimento satisfatório de alguma parte de seus ativos, podendo variar positivamente ao longo dos anos em que ficou ali.

Além disso, caso você tenha apostado em um investimento a longo prazo, poderá perder todo o seu dinheiro se entrar em desespero diante da primeira baixa.

O ideal é não resgatar o valor no mesmo instante, visto que o mercado é imprevisível e, no dia seguinte, poderá apresentar uma melhora considerável.

Casos de sucesso

Para que você possa ficar cada vez mais motivado com esse tipo de investimento, é sempre bom lembrar de alguns casos de sucesso da história que acabaram tendo aumentos consideráveis em seus rendimentos graças à espera.

Algumas cotações de empresas de grande porte, dentro da Bolsa de Valores, chegam a ter rendimentos impressionantes.

Um dos maiores exemplos disso é o próprio banco Itaú. Durante o mês de novembro de 2020, houve uma pequena desvalorização referente ao percentual de 0,66%.

No entanto, se pararmos para analisar toda a trajetória financeira da empresa, é possível ver que, de janeiro de 2009 a novembro de 2019, essas mesmas ações conseguiram acumular mais de 780% em ganhos.

A Petrobras também passou por uma pequena crise em seus investimentos a longo prazo. Caso você tenha comprado alguma ação no ano de 2009, é muito provável que tenha pagado menos de R$ 12 por ela. Ainda assim, graças aos vários escândalos, os preços começaram a cair.

Se você acha que a história da Petrobras acaba por aí, está muito enganado. Para aquelas pessoas que não retiraram os seus investimentos da empresa, foi possível obter cerca de 150% de lucro. As ações, atualmente, estão mais valorizadas e crescendo constantemente.

Um investimento a longo prazo possibilita correções

Para aquelas pessoas que investem a curto prazo, desfazer um erro pode ser quase impossível.

No entanto, para quem escolhe apostar em um investimento a longo prazo, fazer essas correções pode ser possível e ainda mais simples do que se espera. Sendo assim, reduzir as perdas poderá salvar o seu dinheiro.

Se um investidor aposta em seu futuro, levando em consideração tanto a posição do mercado financeiro quanto os fundamentos apresentados pela empresa, ele poderá se livrar dos danos causados pelas flutuações diárias do mercado, o que pode não acontecer para quem é mais imediatista.

Caso algum movimento não tenha sido adequado o suficiente, com relação a um investimento a longo prazo, isso não quer dizer que todo o seu dinheiro será perdido. Em pouco tempo, todo o prejuízo será recuperado e as chances de apagar o erro serão ainda maiores do que em qualquer outro caso.

Alíquota do Imposto de Renda: redução por meio do investimento

Você sabia que quem investe a longo prazo consegue ter uma redução na alíquota do Imposto de Renda? Isso significa ainda mais economia. Para quem investe pensando no futuro, esta é uma das principais vantagens que poderá permitir uma melhora nas condições financeiras.

Para quem tem fundos com renda fixa, a Receita Federal faz o uso de uma tabela regressiva.

Isso significa que, caso você remova o valor aplicado antes de 180 dias, a chance de ser taxado em 22,5% é extremamente alta e, consequentemente, fará com que tenha ainda mais prejuízos.

No entanto, caso esteja investindo a longo prazo e resgate todo o valor aplicado após uma solicitação de até 720 dias, essa tributação poderá cair para 15%. Este tipo de investimento só apresenta vantagens para o investidor.

Quais os melhores investimentos a longo prazo?

Agora que você já sabe que investir a longo prazo é muito mais vantajoso, está na hora de saber quais são as principais formas de aplicar o seu dinheiro e conseguir obter um bom lucro com isso. Os principais métodos são:

  • Comprar ações;
  • Fazer fundos de investimentos;
  • Investir em fundos imobiliários;
  • Aplicar no Tesouro Direto;
  • Investir em LCI e LCA.

Conseguindo uma boa consultoria financeira e acompanhando os movimentos certos de acordo com o mercado, você conseguirá fazer investimentos a longo prazo extremamente lucrativos.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT