Quati sobe em telhado e bombeiros são acionados e realizam a captura do animal em Araras, SP

Logo após avaliação pelo Hospital Animal Planet, o animal será devolvido à natureza.

Na tarde desta terça-feira (24), o Corpo de Bombeiros de Araras (SP), recebeu um chamado para realizar um resgate, mas nada de acidente ou afogamento. O acionamento foi para resgatar um quati que subiu no telhado de uma casa no Jardim Copacabana.

Imediatamente a equipe foi para o local, onde o cabo Dearo (ouça áudio abaixo), subiu no telhado e com muito cuidado para não assustar e ferir o animal, ele conseguiu capturá-lo com um equipamento próprio para esse tipo de ação. Logo após avaliação pelo Hospital Animal Planet, o animal será devolvido à natureza.

Sobre o quati

quati é um mamífero da ordem Carnivora, da família Procyonidae e do gênero Nasua. O grupo está distribuído desde o Arizona até o norte da Argentina, possuindo três espécies: Nasua nasuaNasua narica e Nasua nelsoni. Este animal também é conhecido por seu nome popular “Tamanduá Palito”. vive em bando.

Características Físicas

Mamífero aparentado do guaxinim, possuindo entretanto um nariz mais comprido e um corpo mais alongado. Com patas que lembram remotamente as dos ursos, muito úteis para escaladas em árvores. É cinzento-amarelado, porém muito variável, havendo indivíduos quase pretos e outros bastante avermelhados, focinho e pés pretos, cauda com 55 centímetros, com sete a oito anéis pretos. Mede, de corpo, setenta centímetros. Vive em bandos de 4 a 20 indivíduos, é praticamente onívoro e se adapta bem ao cativeiro. São animais diurnos, mas ás vezes o macho faz atividades noturnas.

Há três espécies desse pequeno animal, encontrado desde o Panamá (América Central) até a Argentina. Quatis vivem em grandes bandos formados de fêmeas e machos jovens. Com mais de dois anos, os machos já vivem sozinhos, juntando-se ao bando somente na época do acasalamento, que acontece no fim da primavera. Dez ou onze semanas após, a fêmea produz de dois a seis filhotes. Por mais de um mês, estes permanecem em seu ninho no oco de uma árvore. O quati alimenta-se de minhocas, insetos e frutas. Aprecia também ovos, legumes e especialmente lagartos. Não gosta de água mas pode nadar bem. Dorme no alto das árvores enrolado como uma bola e não desce antes do amanhecer.

CLIQUE NA IMAGEM E FALE DIRETO PELO WHATSAPP
ÁGIL DPVAT