Que certidão precisa para tirar passaporte?

Anúncio

Quem não deseja realizar uma viagem internacional?

Para conhecer destinos fora do país é necessário tirar o passaporte, documento emitido pela Polícia Federal.

O interessado em solicitar a emissão do passaporte precisa comparecer ao posto de atendimento da Polícia, no mínimo, duas vezes, sendo a primeira para tirar as digitais e fazer a foto e outra para receber o documento. 

Como solicitar o passaporte

Contudo, para dar entrada no pedido de emissão é necessário preencher um formulário disponível no portal eletrônico da Polícia Federal. Nele você deverá informar sobre algumas questões, como dados pessoais, documentos, profissão, e-mail, endereço. Após o preenchimento, o local de atendimento será informado. Um protocolo será gerado (é necessário que você imprima para apresentar no dia). 

Ao tirar as digitais no posto de atendimento da Polícia Federal é necessário apresentar alguns documentos. Contudo, na maioria dos casos, não se faz necessária a apresentação de certidão, mas se você casou e mudou o nome, será preciso apresentar a Certidão de Casamento. Confira abaixo a lista dos documentos necessários para solicitar o passaporte: 

– Documento de Identificação – Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho, dentre outros; 

– Título de Eleitor e comprovantes de votação. Caso na sua cidade tenham ocorrido dois turnos, é necessário apresentar os dois documentos. Outra possibilidade é não possuir o comprovante. Nesta última situação se faz necessária a apresentação de uma declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais. 

 – Cadastro de Pessoa Física (CPF) – a apresentação só é necessária se no documento de identificação não estiver presente o número; 

– Comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório – para homens; 

 – Certificado de Naturalização – para os naturalizados; 

– Passaporte anterior – caso você não esteja retirando pela primeira vez. Caso não seja apresentado, uma taxa a mais será cobrada.